SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sábado, 9 de outubro de 2010

Para Reginaldo Gouvea II, o retorno

1. Para entender os recentes acontecimentos primeiro leia Carta Aberta ao Reginaldo Gouvea, depois leia a resposta dele (link na Mixórdia de Antonina).
2. Pensei em dividir este longo e cansativo post em duas ou três partes, mas poderia haver alguma confusão, de modo que desisti. Portanto, tenham paciência, meu caros e desavisados internautas. 

Eu já disse que blogar pode ser esporte de contato e, antes que alguém me entenda mal, falo metafóricamente, que as coisas fiquem claras: não estou a imaginar blogueiros trocando sopapos, até porque seria um espetáculo deprimente e na minha idade eu sempre levaria a pior. Além do mais, imaginem alguns dos blogueiros de Antonina vestidos com malhas muito justas e subindo em ringues para trocar os tais sopapos. Acho que estaríamos todos desmoralizados. Assim, os sopapos, catiripapos e pescoções devem ser trocados aqui nos blogs e nas caixas de comentários e, no que depender deste blogueiro ordinário, as coisas serão assim.

Acho que Reginaldo tem alguma dose de razão em seu post de ontem – “... TUDO TEM LIMITE!!!” -, no qual manifesta sua integral indignação comigo, e reconheço que talvez seja mesmo justa a sua ira, embora a minha em relação a ele também seja igualmente justa, ora essa.  

Em resposta à minha carta aberta publicada ontem Reginaldo mija nos cantos e avisa, apropriadamente enfático, que falta de educação e respeito têm limites. Eu concordo, embora muita gente me considere meio grosso, o que gostaria de efetivamente ser, assim um pouco mais grosso, se é que me entendem.  

E Reginaldo escreve que sou uma “louca desvairada” e uma “cadela no sio” e, de quebra, coloca o Antonio Bento na roda, chamando-o de "x9 bêbado bento", acusando-nos de tentar invadir seu blog. Devo dizer que mal consigo entrar e mandar no meu, de modo que invadir blog assim tão limpinho como o de RG é uma completa impossibilidade e, no que me diz respeito, Antonio Bento não tem nada a ver os sopapos virtuais que trocamos e permita-me a pequena, necessária e irresistível porradinha, Reginaldo: uma cadela que preste trata é de ficar no cio, meu caro, senão morre invicta.  

Abro parêntesis e faço publicamente um convite ao prezado e distraído Antonio Bento: quando vier até Antonina trate de visitar-me na Rua João Leão, 324, Batel. Fecho parêntesis e volto à vaca fria.

Reginaldo, puto dentro das calças, depois de xingar-me com gosto e procedência prossegue sua dura resposta e, duvidando mesmo que eu seja gente, afirma que aprecio o  que é sujo, podre e fétido, e que quanto mais as pessoas de bem mexerem neste bolo fecal, mais eu vou feder, o que me deixa muito magoadinho, justo quando escrevo tomando um honesto, bom e barato vinho tinto argentino, e depois de um banho cálido. 

Pois é, Reginaldo, você declara que gosto e vivo no meio de porcarias e imundícies, e olhe que não voto no Serra como você vai fazer no segundo turno. É óbvio que não vivo no meio do que fede, do que é podre, do que é sujo, nem sou bolo fecal ou coisa parecida, e nem você meu caro, que é pai, é marido, é irmão e é filho, e no fim do mês tem que pagar as contas todas. Digo isso para reconhecer como perfeitamente adequada sua resposta ao meu post, isto é, meu texto duramente irônico recebeu de volta seus merecidos sopapos. Eu faço o jogo e não reclamo, ou seja, quem fala as merdas que quer acaba ouvindo as merdas que não quer.

Quer ver? Você é capaz de expressar e reproduzir preconceitos e dar vazão a baixarias inacreditáveis, Reginaldo. Vamos conversar a respeito ou prefere deixar o assunto para depois do feriadão? Bem, eu não.

Lembra do seu post safado com aquela foto-montagem que dizia para o goleiro Bruno nos salvar, engravidando a Dilma e depois entregando-a para o tal do Bola? Você, Reginaldo Gouvea, que como eu não vive no meio da sujeira, publicou esta merda e parecia divertir-se muito com isso. Você fez isso, meu caro. Esta lá no seu blog e eu reagi, lembra disso ou agora o esquecimento lhe é conveniente? Pois eu refresco sua seletiva memória.

Diante da baixaria inacreditável que você alegremente reproduziu eu me manifestei por e-mail, que reproduzo aqui integralmente por ser necessário:

“Marina Silva merece respeito, tucaninho esverdeado

Ontem, à tarde, navegando e comendo minhas goiabinhas regulamentares, eis que encontro mais uma baixaria contra Dilma Rousseff, perpetrada pela direita raivosa e pela campanha – cada vez mais desidratada e desesperada – do José Serra , um cadáver político insepulto fedendo no meio da rua que, em 3 de outubro, terá a cova que merece, por dever cristão e por razões sanitárias. 

A baixaria é uma "campanha" que tem a seguinte consigna: BRUNO, SÓ VOCÊ PÓDE SALVAR O BRASIL. ENGRAVIDE A DILMA E DEPOIS AVISA PRO MACARRÃO E PRO BOLA (ver em diariogauche.blogspot.com ou dialogico.blogspot.com). Para quem não lembra, Bruno é o goleiro do Flamengo e Macarrão e Bola são os supostos matadores da sua namorada.

Imediatamente lembrei-me de você, Reginaldo: eu tinha completa certeza que , alegremente,  a coisa seria reproduzida no seu blog e, já durante o download dava para sentir o fedor. Constatei que às 10:51 horas de 30/08/2010 você, exatamente como eu esperava, havia obrado a imundície denominada "a campanha presidencial toma as ruas", se não me engano.
 
Abro parêntesis. No final de maio você teceu críticas ao Programa Bolsa-Família e eu, achando que poderíamos travar um debate democrático, postei modestos comentários (uns 2 ou 3, creio), oferecendo-lhe argumentos e números, amplamente disponíveis na web, que mostravam o êxito do programa, inclusive do ponto de vista econômico. Mas você não publicou nada, não tugiu nem mugiu, fez-se de bobo e escafedeu-se de fininho (e tem a cara de pau de falar que seu blog é sem censura).
 
Assim, diante da sua mais nova obra, e sabedor que em seu blog nenhum comentário que o contradite será publicado, decidi enviar-lhe este despretensioso e-mail. Fecho parêntesis, volto à vaca fria e, por necessário,  vou direto e reto ao cerne da questão: o caso Elisa Samúdio não deveria ser motivo de riso ou de piada: só mesmo gente desqualificada para rir da tortura e assassinato de uma mulher.

Você, ao reproduzir muito satisfeito a imundície, concorre para a banalização da violência contra as mulheres e, para além de qualquer dúvida, legitima a agressão, o estupro e a morte. Não creio que o faça, entretanto, intencionalmente. Faz por ser estúpido e desprovido de qualquer capacidade, ainda que mínima, de raciocinar: é apenas um asno zurrando preconceitos e dando coices. 
 
Em seu blog de esgoto, como é seu direito, há um banner da Marina Silva. Devo dizer, entretanto, que Marina significa muito para os homens e mulheres de bem deste país, inclusive para mim, que nela não votarei. Ela não pode ser emporcalhada por seu voto, Reginaldo. Respeite sua trajetória de luta, de superação, de caminhada ética, de honradez, de grandeza, de construção de um Brasil mais justo. Respeite a biografia de Marina Silva, Reginaldo. Nela, você não tem condições morais de votar. Vá, enfim, procurar sua turma. E estrebuchem e se joguem no chão, tucaninhos esverdeados!
DESATENCIOSAMENTE,PAULO ROBERTO CEQUINEL
RUA JOÃO LEÃO, 324

Tucaninhos esverdeados, por terem perdido o senso de direção, encontram-se em acelerado processo de extinção. Aqui no Paraná votam no PSDB, mas, para presidente, votam na Marina que, coitada, não tem nada a ver com isso”.
    
Se você já não lembra da sua resposta, meu caro e indignado Reginaldo, vou reproduzi-la aqui, de novo por evidente e clara necessidade:

“Posso publicar o seu e-mail, só manda o Nº de CPF, pois quero saber se é você mesmo”.

Diante de tanta desfaçatez e cara-de-pau eu, puto dentro das calças, respondi assim:

“1. Não, não vou lhe fornecer meu CPF. Que conversa cerca-lourenço é essa? Sou sujeito completamente sem importância, ninguém iria ter o trabalho de falsificar um texto para atribuí-lo a mim, de modo que não se preocupe, o e-mail é mesmo de minha autoria. Um indício precioso é que faço referência às postagens do final de maio (sobre o Bolsa-Família, lembra?). Quem saberia que postei mais uns dois ou três comentários e que você não os publicou? Eu sei que pode doer muito, mas, pense e raciocine, rapaz.
2. Além do mais, depois do CPF você vai exigir o quê? Comprovante de residência, atestado de vacinação, atestado de bons antecedentes? Como eu disse, é conversa cerca-lourenço: não publiquei, dirá Reginaldo, o indignado, porque eu não sabia se o Cequinel era mesmo o Cequinel.
3. A propósito do post sobre o “fim da propriedade privada”, que você publicou e em boa hora retirou, procure lembrar que em 1989, em 2002 e em 2006 essa mesma baboseira circulou com ares de verdade. Eu sei que no seu caso deve doer muito, mas sou obrigado a pedir, mais uma vez, que pense e raciocine. Porque o Lula, há oito anos no poder – e terminando o governo com 80% de aprovação – porque o Lula, repito, não acabou com a propriedade privada? Reginaldo, como é possível que você acredite num troço desses? Fique tranquilo: suas bananeiras aí no Bairro Alto estão seguras.”

Pois você me respondeu assim, lembra?

“Sobre o CPF, você amarelou, mas enfim condiz a sua pessoa, pretendo conhecê-lo pessoalmente e você irá tirar suas próprias conclusões.
Um dia quem sabe você irá me conhecer melhor, portanto fique com suas considerações virtuais sobre mim, o resto só o tempo dirá.
Você não é obrigado a ler o meu Blog, se lê é porque gosta isso já é um bom começo.”


Quero dizer que a expressão “... você amarelou, mas enfim condiz a sua pessoa” sempre me vem à mente quando decido escrever alguma coisa sobre você. Vamos falar Reginaldo de como as pessoas podem reagir diante de palavras e expressões, que é o que você fez ao responder-me muito apropriadamente irado ontem.

Você poderia me xingar de qualquer coisa meu caro, mesmo cometendo os erros primários de ortografia e gramática tão tipicamente seus. Poderia me chamar de quadrilheiro petista, já que para vocês o PT é uma quadrilha, poderia me chamar de sindicalista sujo, já que você reproduziu uma entrevista – Os porões do PT, lembra? - com um pilantra dizendo mentiras completas sobre a CUT. Essas coisas eu tenho lido em diversos blogs e, quando me dá na telha vou lá e respondo.

Mas nunca poderia dizer, e você disse, que eu amarelei. Pois já dei lá minhas recuadas táticas, já propus o fim e já fui contra o início de greves, e já cometi tantos erros que não os posso contar, mas nunca ouse dizer que amarelei, Reginaldo, até porque jamais precisei ser “convocado” pela Globo para lutar  pelo Paraná e pelo Brasil que queremos, aliás muito diferentes e melhores do que o Paraná e o Brasil que a Globo quer e,  que fique permanentemente claro, se tivesse fugido da briga e amarelado não teria sido dirigente do SINDIPETRO PR/SC, da CUT-PR e do PT-PR e hoje receberia bem mais do que recebo na minha aposentadoria.

Você escreveu e reproduziu besteiras, acusações e calúnias  e eu não reclamei e nem disse que ia tomar providências jurídicas. Fiquei na minha e, no meu blog e publicamente, fui pro jogo.

De todo modo, você está completamente certo e creio entender suas razões ao ficar totalmente puto da vida quando respondeu minha Carta Aberta do jeito e com as palavras que você usou – e de novo com alguns erros grosseiros -, mas, muito convenientemente, “esquecendo” que meu texto duro, crítico e irônico foi reação por você ter sido apanhado em flagrante vomitando preconceitos - quando relacionou de maneira porca Dilma e o caso Bruno, ou quando reproduziu notícias a respeito da Petrobras sem ter a menor e a mais remota idéia do que estava falando ou quando acusou ou reproduziu aleivosias contra petistas e cutistas por crimes e vilanias que jamais cometemos ou quando, assim como quem não quer nada, fez recorrentes provocações a um certo  tiozinho fracassado politicamente e ao famoso petroleiro de Antonina que terá chiliques.

Repito que você está certo ao responder-me duramente como fez, mas não se faça de bobo, meu caro. No seu lugar eu estaria completamente puto dentro das calças ao ser apanhado sem elas e se minha bunda fosse mostrada em público como foi o seu caso. Ficar puto dentro das próprias calças, entretanto, não nos confere razão, prezado. Explico: você mostrou que ficou puto dentro das calças ao responder-me e, eu, entenda, dentro das próprias calças puto estava com suas repetidas e recorrentes acusações e provocações.


Removo a imagem do asno que abre o post que provocou sua indignação por reconhecer que errei e exagerei e lhe peço desculpas. Sou Paulo Roberto Cequinel, RG 847.060-0/PR e assumo completa e plenamente o que faço e o que escrevo e, quando é o caso, reconheço publicamente que errei e foi mesmo uma porra de um excesso.

O jogo está aí para ser jogado, meu caro. Blogueiro casca de ferida tem mais é que vender pipocas, menos o nosso querido Tutuca que, sendo fodão, vende cachorro-quente e ainda encontra tempo para envolver-se em tiroteios virtuais, algumas vezes comigo.  

Não sou mais sensível ou melhor que você, que não é mais sensível ou melhor que eu. Algumas coisas que você diz e defende me ofendem e incomodam e algumas coisas que digo e defendo podem ofender e contrariá-lo. Não se considere, portanto, mais ofendido do que eu.

Antes da internet e dos blogs não estaríamos publicamente discordando, divergindo e trocando sopapos virtuais. Estaríamos em casa, talvez pensando as mesmas coisas, só que delas ninguém saberia.

Abro parêntesis. Acho que sei quem é o seu leitor do Jequiti. Fecho parêntesis.

Finalizando: ZZTop é muito melhor que o tal do Train. 

Nenhum comentário: