SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Uma breve história dos 75 anos de sofrimento de Gaza

Copiei do indispensável BRASIL 247

Enclave cercado habitado por mais de 2 milhões de palestinos está sob intenso ataque de Israel

12 de outubro de 2023, 21:11 h



 Palestinos (Foto: Reuters )

(Reuters) - Gaza é uma faixa costeira de terra situada em antigas rotas comerciais e marítimas ao longo da costa do Mediterrâneo. Mantida pelo Império Otomano até 1917, passou do domínio militar britânico para o egípcio e para o israelense ao longo do século passado e é agora um enclave cercado habitado por mais de 2 milhões de palestinos.

Aqui estão alguns dos principais marcos de sua história recente.

1948: Fim do domínio britânico

Quando o domínio colonial britânico chegou ao fim na Palestina no final da década de 1940, a violência intensificou-se entre judeus e árabes, culminando na guerra entre o recém-criado Estado de Israel e os seus vizinhos árabes em Maio de 1948.

Dezenas de milhares de palestinianos refugiaram-se em Gaza depois de fugirem ou de serem expulsos das suas casas. O exército invasor egípcio conquistou uma estreita faixa costeira de 40 km de comprimento, que ia do Sinai até o sul de Ashkelon. O afluxo de refugiados fez com que a população de Gaza triplicasse para cerca de 200.000.

Décadas de 1950 e 1960: regime militar egípcio

O Egito manteve a Faixa de Gaza durante duas décadas sob um governador militar, permitindo aos palestinianos trabalhar e estudar no Egipto. “Fedayeen” palestinos armados, muitos deles refugiados, organizaram ataques contra Israel, provocando represálias.

As Nações Unidas criaram uma agência para os refugiados, a UNRWA, que presta actualmente serviços a 1,6 milhões de refugiados palestinianos registados em Gaza, bem como a palestinianos na Jordânia, no Líbano, na Síria e na Cisjordânia.

1967: Guerra e ocupação militar israelense

Israel capturou a Faixa de Gaza na guerra de 1967 no Médio Oriente. Um censo israelense naquele ano estimou a população de Gaza em 394 mil, dos quais pelo menos 60% eram refugiados.

Com a saída dos Egípcios, muitos trabalhadores de Gaza conseguiram empregos nas indústrias agrícola, de construção e de serviços dentro de Israel, aos quais podiam ter acesso fácil naquela altura. As tropas israelenses permaneceram para administrar o território e proteger os assentamentos que Israel construiu nas décadas seguintes. Estas tornaram-se uma fonte de crescente ressentimento palestino.

1987: Primeira revolta palestina. Hamas formado

Vinte anos após a guerra de 1967, os palestinos lançaram a sua primeira intifada, ou revolta. Tudo começou em Dezembro de 1987, após um acidente de trânsito em que um camião israelita colidiu com um veículo que transportava trabalhadores palestinianos no campo de refugiados de Jabalya, em Gaza, matando quatro pessoas. Seguiram-se protestos com lançamento de pedras, greves e paralisações.

Aproveitando o clima de raiva, a Irmandade Muçulmana, sediada no Egipto, criou um ramo armado palestiniano, o Hamas, com base de poder em Gaza. O Hamas, dedicado à destruição de Israel e à restauração do domínio islâmico no que considerava como a Palestina ocupada, tornou-se um rival do partido secular Fatah de Yasser Arafat, que liderava a Organização para a Libertação da Palestina.

1993: Os Acordos de Oslo e a semiautonomia palestina

Israel e os palestinos assinaram um acordo de paz histórico em 1993 que levou à criação da Autoridade Palestina. Ao abrigo do acordo provisório, os palestinianos receberam inicialmente controlo limitado em Gaza e em Jericó, na Cisjordânia. Arafat regressou a Gaza depois de décadas no exílio.

O processo de Oslo deu à recém-criada Autoridade Palestiniana alguma autonomia e previu a criação de um Estado após cinco anos. Mas isso nunca aconteceu. Israel acusou os palestinos de renegarem os acordos de segurança, e os palestinos ficaram irritados com a contínua construção de assentamentos israelenses.

O Hamas e a Jihad Islâmica realizaram bombardeamentos para tentar inviabilizar o processo de paz, levando Israel a impor mais restrições à circulação de palestinianos para fora de Gaza. O Hamas também se apercebeu das crescentes críticas palestinianas à corrupção, ao nepotismo e à má gestão económica por parte do círculo íntimo de Arafat.

2000: Segunda Intifada Palestina

Em 2000, as relações israelo-palestinianas atingiram um novo nível com a eclosão da segunda intifada palestiniana. Inaugurou um período de atentados suicidas e ataques a tiros por parte de palestinos, e ataques aéreos israelenses, demolições, zonas proibidas e toques de recolher.

Uma vítima foi o Aeroporto Internacional de Gaza, um símbolo das esperanças palestinianas frustradas de independência económica e a única ligação directa dos palestinianos ao mundo exterior que não era controlada por Israel ou pelo Egipto. Inaugurado em 1998, Israel considerou-o uma ameaça à segurança e destruiu a antena do radar e a pista alguns meses após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Outra vítima foi a indústria pesqueira de Gaza, uma fonte de rendimento para dezenas de milhares de pessoas. A zona de pesca de Gaza foi reduzida por Israel, uma restrição que disse ser necessária para impedir o contrabando de armas.

2005: Israel evacua os seus assentamentos em Gaza

Em Agosto de 2005, Israel evacuou todas as suas tropas e colonos de Gaza, que estava então completamente isolada do mundo exterior por Israel.

Os palestinos demoliram os edifícios abandonados e a infraestrutura para sucata. A remoção dos colonatos levou a uma maior liberdade de circulação dentro de Gaza, e uma “economia de túnel” cresceu à medida que grupos armados, contrabandistas e empresários rapidamente cavaram dezenas de túneis no Egipto.

Mas a retirada também removeu fábricas, estufas e oficinas dos colonatos que empregavam alguns habitantes de Gaza.

2006: Isolamento sob o Hamas

Em 2006, o Hamas obteve uma vitória surpreendente nas eleições parlamentares palestinianas e depois assumiu o controlo total de Gaza, derrubando forças leais ao sucessor de Arafat, o Presidente Mahmoud Abbas.

Grande parte da comunidade internacional cortou a ajuda aos palestinianos nas áreas controladas pelo Hamas porque consideravam o Hamas uma organização terrorista.

Israel impediu a entrada de dezenas de milhares de trabalhadores palestinos no país, cortando uma importante fonte de rendimento. Os ataques aéreos israelitas paralisaram a única central eléctrica de Gaza, causando apagões generalizados. Citando preocupações de segurança, Israel e Egipto também impuseram restrições mais rigorosas à circulação de pessoas e mercadorias através das passagens de Gaza.

Os ambiciosos planos do Hamas para reorientar a economia de Gaza para o leste, longe de Israel, fracassaram antes mesmo de começarem.

Vendo o Hamas como uma ameaça, o líder egípcio Abdel Fattah al-Sisi, apoiado pelos militares, que assumiu o poder em 2014, fechou a fronteira com Gaza e explodiu a maior parte dos túneis. Mais uma vez isolada, a economia de Gaza inverteu-se.

Ciclo de conflito

A economia de Gaza tem sofrido repetidamente no ciclo de conflito, ataque e retaliação entre Israel e grupos militantes palestinianos.

Antes de 2023, alguns dos piores combates ocorreram em 2014, quando o Hamas e outros grupos lançaram foguetes contra cidades centrais de Israel. Israel realizou ataques aéreos e bombardeios de artilharia que devastaram bairros de Gaza. Mais de 2.100 palestinos foram mortos, a maioria civis. Israel estimou o número de mortos em 67 soldados e seis civis.

2023: Ataque surpresa

Enquanto Israel era levado a acreditar que estava a conter um Hamas cansado da guerra, ao fornecer incentivos económicos aos trabalhadores de Gaza, os combatentes do grupo eram treinados e treinados em segredo.

Em 7 de Outubro, homens armados do Hamas lançaram um ataque surpresa contra Israel, devastando cidades, matando centenas de pessoas e levando dezenas de reféns de volta para Gaza. Israel vingou-se , atacando Gaza com ataques aéreos e arrasando distritos inteiros, num dos piores derramamentos de sangue nos 75 anos de conflito.

Nenhum comentário: