SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Pepe Mujica e sua homenagem à militância

Em tempos tão bicudos, quando o facismo bolsonarista nos ameaça, dedico esta postagem aos homens e mulheres que não se entregam,  que não têm medo.
Ouçam, pois, o formidável José Pepe Mujica, presidente do Uruguai (que foi preso e barbaramente torturado pela ditadura militar uruguaia)

"Que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes?

Não porque os militantes sejam perfeitos, ou porque tenham sempre a razão, ou porque sejam super-homens e não se equivoquem. 

Não é isso.

É que os militantes não vem para buscar o seu, eles vem entregar a alma por um punhado de sonhos.

Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano.

Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício. É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente".



Um comentário:

Henrique R disse...

É, a vida só é válida se ela tiver um sentido e progresso do ser humano.
Quem considerar a sua vida e a dos outros sem nenhum valor, sem nenhum sentido, é uma pessoa infeliz, é aquela pessoa que não possui motivo nenhum para viver.
Perfeito o MUJICA: "Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício. É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente"