SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vovô vê a uva, mas os tucanos não

1. Em seu blog, Tutuca Gouvea (veja os blogs do Tutuca e do Reginaldo Gouvea, links ao lado) disse que “alguns insistem em nos rotular como criadores de factóides”.  Bem, eu nunca disse isso, até porque você não cria nada e, quando muito, é mero reprodutor da matéria fecal produzida pelo PIG. Não seja metido.

2. Leio postagem de TG discorrendo sobre o factóide da Casa Civil e, comovido, vou às lágrimas quando ele manifesta pungente preocupação com a legalidade, com os direitos de quem é acusado e cousa e lousa. Trata-se de rematada hipocrisia, permitam-me a dura franqueza. O Catão da Feiramar, para falar que Lula é um monstro, por ter aceito os pedidos de exoneração de alguns dos supostos envolvidos, clama com a expressão facial de um galã de novela mexicana, “in dúbio pro réu” e exige respeito  “ao princípio da presunção da inocência”, mas, duas ou três linhas depois, agora no papel de tucaninho-esverdeado oportunista, vomita coisas como “a propina corria solta na Casa Civil” e discorre sobre um certo “efeito Ereniseis%”, esperançoso que Serra e Beto subam nas pesquisas, e afirma, feito um juiz do supremo, que é  “ lógico que as denúncias são fundamentadas em provas”, ainda que os autos, por assim dizer, sejam apenas o amontoado de matéria fecal produzido pela Veja.
Mas, se Lula mantivesse os exonerados, bem, TG entraria em estado apoplético e rolaria pelo chão em convulsões provocadas por seu moralismo de mão-única.   

3. O Ministério Público, TG, em plena ditadura lulista-dilmista-chavista-fidelista-ahmadinejadista, funciona livre, leve e solto. Todas as denúncias estão sendo investigadas e muitas já estão no Supremo. A imprensa, em plena ditadura, prossegue fraudando, mentindo, distorcendo e fazendo, fingindo neutralidade, panfletagem diária para a candidatura demotucana do Serra. Nenhum jornal foi fechado ou ameaçado, as instituições funcionam, a vida de milhões de brasileiros melhorou (e portanto, a minha e a sua também, porque a nossa vida melhora apenas quando a vida de todos melhora).  Mas, para ver essas coisas todas não tem jeito, é necessário dispensar os antolhos, Tutuca!

4. Mas devo reconhecer que Tutuca Gouvea, quando lhe é conveniente, respeita integral e ferozmente o “princípio da presunção da inocência”. Quando pede votos para o Alexandre Cury não diz que o deputado está na lista daqueles que nomearam fantasmas na Assembléia Legislativa, conforme documentos da própria AL e publicados pela Gazeta do Povo.

5. A propósito, este velho e ranzinza blogueiro nunca precisou ser convocado pela Globo para lutar pelo Paraná e pelo Brasil que queremos. Faço isso, muito modestamente é claro, desde que me entendo por gente.

6. Em verdade, em verdade, o único princípio que muita gente observa é pimenta no fiofó dos outros é refresco.

Nenhum comentário: