SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Que língua, a nossa!

Reginaldo Gouvea fez hoje interessante postagem (veja link ao lado), que escancara a existência de um problema insolúvel, meus amigos. Quando tenta, ao mesmo tempo, pensar e escrever qualquer coisa sua cacholinha entra em curto. Por exemplo, antes do feriadão ele postou que estava saindo para um merecido descanço, mas como não publica nenhum comentário que o contradiga, enviei-lhe o seguinte e-mail:
Posto em relativo sossego e
comendo minhas goiabinhas regulamentares,
tentava curtir o meu descanço quando,
 inopinadamente,
 um velho e ranzinza professor de português,
aos berros, atrapalhou tudo.
- O que você está fazendo, Cequinel?
- Curtindo meu merecido descanço, professor.
- E você consegue descançar?
- Realmente, parece que há algo errado.
Não consigo descançar, o senhor tem razão.
- Pois experimente descansar, Cequinel.
Ainda sem entender direito as sábias palavras do velho mestre,
apanhei mais uma meia dúzia de goiabinhas e,
estirado na rede da varanda,
 tratei de curtir o meu descanso.
Não é que o velhote tinha razão?
Dormi a tarde toda e o descanso revigorou-me.

Como insiste em manter sua faina de espancador da nossa pobre e indefesa língua, é necessário consertar – e não concertar, Reginaldinho! - sua postagem de hoje. Calma, calma, é só a cabeçinha: você verá que não tem cheiro, não deforma e não solta as tiras. Veja o jeito correto e aprenda. Você consegue, tenha fé, não desista. Afinal, até o Ivo já viu a uva:

"Reginaldo, não dá trela para ele,
esse senhor só quer aparecer
e se promover nos blogs capelistas",
disse leitor de Reginaldo, no JEQUITI.
Não preciso nem falar quem é,
pois é isso que ele busca:
ser ressuscitado novamente.
Comigo não cola.
Ass: Tucaninho Esverdeado”

Rapaz, se Jesus tentasse ressucitar, como quer Reginaldo, não sei não, mas os pobres cristãos estariam até hoje esperando por ele.
Vou sugerir que o vereador Márcio Balera proponha uma espécie de “Lei Maria da Penha” que proteja nossa língua desses espancadores contumazes.

Foi bom prá você, Reginaldo?

Nenhum comentário: