SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Muitas vezes quebro a cara, mas sempre vale o prazer de voar

De: Gilberto Carvalho
Enviado: 31 de março de 2004
Para: Paulo Roberto Cequinel
Assunto: desfiliação
 
Meu caro Cequinel,
O Lafaiete acabou de me repassar sua carta de desfiliação.
Quero, antes de mais nada manifestar meu respeito à sua decisão e meu empenho em compreender as razões de sua atitude.
Não posso negar a tristeza que me invade o coração a leitura deste texto (em meio a tantas tristezas que nos cercam nestes dias).
O que eu quero manifestar neste momento, além da tristeza, é a esperança de que nossa amizade - apesar de tanta distância - não seja afetada. Cada vez mais acredito que, no fundo de tudo, o que permanece mesmo é a rede de afeto e carinho que nesta vida a gente conseguir construir. O resto é de incrível transitoriedade... os projetos humanos todos são absolutamente frágeis, ainda que muito importantes e mereçam da gente nossa entrega total (por contraditório que isso possa parecer).
De todo modo, meu velho e bom Cequinel, receba meu abraço amigo. E só te peço prá acreditar numa coisa: a gente aqui continua na guerra, acertando e errando, mas dando tudo o que a gente pode prá essa causa que é a mesma desde os tempos da casinha da vila Acordes, dos metalúrgicos e petroleiros... e mesmo em meio às brumas das dúvidas, não nos resta outro
caminho se não seguir em frente, com novas tristezas como esta, mas buscando acertar... Peço-lhe perdão por lhe causar tanta tristeza e decepção, você que foi um dos mais entusiasmados companheiros nossos... mas não se feche, por favor, quando novos sinais que, tenho muita fé, forem emitidos, a retomar o caminho... e, acima de tudo, tenha a certeza de que, de alguma forma - e no essencial - estamos juntos.
Te abraço com carinho de irmão, muito sofrido, mas teimando na esperança, gil.

Por ocasião da minha desfiliação, fiz uma carta aberta, um texto duro e esparramado como costumo sempre fazer, que circulou entre os companheiros e companheiras do PT e um deles, o Lafaiete, enviou cópia ao Gilberto.

Pois Gil foi capaz de encontrar tempo em sua faina como Chefe de Gabinete do Lula para responder-me desse jeito tão completamente carinhoso, atitude aliás característica dele.

Somente um homem íntegro, de caráter reto e de vida inatacável como Gilberto Carvalho seria capaz de gesto assim tão carinhoso e companheiro para um sujeito turrão e sem importância como eu.

Um sujeito assim, Celso Tutuca Wistuba, não é ladrão de dinheiro público e não é assassino ou mandante de assassinato, não faz parte de quadrilha nenhuma. Lave muito bem sua boca antes de falar qualquer coisa dele.

Entendeu agora, seu merdinha sorridente, porque defendo e defenderei Gilberto Carvalho incondicionalmente, mesmo que ele não peça e nem mesmo saiba disso?

O que posso querer mais quando tenho filhos e netos lindos e um amigo como Gilberto Carvalho, embora a gente não se veja desde 2004? 

Não sou melhor do que qualquer outra pessoa, mas vivo assim, de entregas incondicionais. Muitas vezes quebro a cara, mas sempre vale o prazer de voar. 

2 comentários:

Borboleta azul disse...

Esse é mesmo o velho e amigo gil!!!

PAULO R. CEQUINEL disse...

Prezada Borboleta, é ele mesmo, você o conheceu. Não permita que nenhum filho da puta ouse falar mal de uma pessoa generosa assim.