SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Homofóbito e racista, o deputado Bolsonaro afina ou, falando com mais clareza, agora o pulha caga ralo.

Jair Bolsonaro, pai fascistão e patife do bostinha fascista e sorridente aí de baixo

Carlos Bolsonaro, bostinha fascista, filho bem educado do patifão fascista aí de cima
Eu visito Altamiro Borges todos os dias

Reproduzo artigo de Rogério Tomaz Jr., publicado no blog Conexão Brasília-Maranhão

Com todas as suas limitações e contradições, a democracia política que experimentamos hoje garante liberdade suficiente para que exista todo tipo de posição política e ideológica.

Nesse regime, até excrescências como o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) podem existir.

Saudoso dos tempos em que liberdade de expressão no Brasil não passava de quimera, Bolsonaro jamais admitiria, mas deve sua visibilidade justamente à liberdade política que hoje vigora no País, apesar de — e contra — gente como ele.

Menos de vinte e quatro horas após a exibição de uma entrevista sua — ao quadro “O Povo quer saber”, do CQC — em que destila homofobia e racismo em doses concentradas, o deputado valentão afinou.

A repercussão da entrevista, sobretudo da resposta à pergunta da cantora Preta Gil, foi extremamente negativa.

É certo que o racismo ainda existe e é muito forte nas entranhas da nossa sociedade. Entretanto, a sua manifestação explícita, especialmente por uma pessoa que exerce cargo público e da qual se espera seriedade e responsabilidade, é sempre alvo de intensa e inequívoca rejeição, ao contrário da homofobia, não apenas tolerada, mas exaltada e difundida de todas as formas e em quase todos os espaços (*).

Em discurso no plenário da Câmara, na tarde de terça (29), Jair Bolsonaro — perdoem a expressão chula — “cagou ralo”, abaixou o tom de voz, provavelmente por medo de perder o mandato, e tentou remediar o irremediável.

“Eu quero crer que foi um erro meu, que me equivoquei na pergunta”, afirmou um sóbrio e calmo Bolsonaro, em raro ou único pronunciamento onde não achincalhou parlamentares de esquerda e/ou atuantes em direitos humanos.

Agora vai responder a representação onde é acusado de quebra de decoro, por cometer o crime de racismo, e poderá perder o mandato e, junto com ele, a tribuna privilegiada para seus arroubos e provocações de moleque de recados dos milicos de pijamas.

Também na terça, um grupo de quase vinte deputados e deputadas, de quatro partidos (PCdoB, PDT, PT e PSol), protocolou na Presidência e na Corregedoria da Câmara uma representação contra Bolsonaro (**). O documento também será encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), principal órgão colegiado de direitos humanos em nível federal.

Os deputados petistas Édson Santos (RJ) e Luiz Alberto (BA), ambos militantes do movimento negro, eram os mais indignados. “A declaração é indigna de um representante da sociedade e a tentativa posterior de remediar a situação é um ato de covardia”, classificou o primeiro. “Ele não emitiu apenas uma opinião, algo que é garantido pela imunidade parlamentar, mas cometeu um crime previsto em lei”, arrematou o baiano.

Se a cassação virá, ninguém pode afirmar. De qualquer modo, o recuo do falastrão indica que até mesmo ele possui nítida noção de que existem limites para o reacionarismo.


* Sou defensor incondicional da aprovação do PLC 122 (clique aqui para conhecer), projeto de lei que criminaliza a homofobia e pode frear ou diminuir a violência cotidiana que, no Brasil, causa a morte de uma pessoa a cada dois dias. Vale ressaltar que, ao contrário do que dizem alguns pastores, padres e outros fundamentalistas religiosos, a aprovação do PLC 122 não significa “mordaça” ou interferência do Estado nos assuntos religiosos. O PLC 122 trata apenas de garantir o respeito à Constituição, que proíbe qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Entre muitas outras, uma das maiores mentiras a respeito do PLC 122 é o boato estapafúrdio dizendo que as igrejas serão obrigadas a celebrar casamentos gays.

** Para apoiar a manifestação, escreva para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (cdh@camara.gov.br).

O Ornitorrinco pede a palavra para lembrar que o patife, no mesmo programa, afirmou que seus filhos, por terem sido muito bem criados, jamais seriam gays ou viveriam em situação de promiscuidade. Eis um exemplo da boa educação que ele deu aos filhos, que são, evidentemente, da mesma laia que o pai patifão.

Em 22 de fevereiro de 2011, o vereador pelo PP no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do deputado federal Jair Bolsonaro, enviou proposta para a Mesa Diretora da Câmara Municipal sugerindo "programa social" para os moradores de rua.

Para o vereador, os moradores de rua são os responsáveis pela proliferação da miséria, aumento da criminalidade, baixa qualidade da educação, falta de emprego, condições deploráveis de assistência médico-hospitalar e também pela deficiência no transporte público e, é claro, a gestação indesejada.

Assim, para resolver todos esses problemas da cidade do Rio de Janeiro de uma vez por todas, o vereador pretende apenas esterilizar os moradores de rua. Ele é um gênio!

Um comentário:

FERDINANDO AVLIS disse...

as pesquisas atuais indicaram que o eleitorado de direita e de bolsonaro é formado massivamente por pessoas que possuem curso superior, oque obviamente indica que o eleitorado do Jair Bolsonaro é mais inteligente, mais esperto e mais cultos intelectualmente. Obviamente isso também indica que o eleitorado de esquerda é menos culto e obviamente mais simples facilmente manipulados por malandros de esquerda que buscam a ditadura do proletáriado marxista socialista e ignorante que ainda vivem com a cabeça na época da revolução industrial !