SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

domingo, 23 de setembro de 2012

Eu não acredito em 2.870 deuses. Já você, meu amigo cristão, não acredita em 2.869

Copiei de DiaboReal

3 comentários:

Leandro Arndt disse...

Sinceramente, não existe argumento pró-ateísmo mais idiota que esse... Além de velho: os cristãos já eram acusados de ateísmo pelos antigos romanos! Mas, ateísmo não é não acreditar em um deus específico, e sim não acreditar em deus nenhum. Ateísmo é negar todo e qualquer ser que seja por si. (E daí se conclui que o deus dos ateus é a matéria, que existiria por si, mas isso é outra história...)

Por fim, uma dúvida: quem foi que fez essa contagem?

PAULO R. CEQUINEL disse...

Prezado Leandro Arndt, vamos por partes, como já nos ensinava Jack, o Estripador:

1. Para crentes qualquer argumento pró-ateismo é, liminarmente, idiota.
2. A fé tende a desidratar o cérebro e você sequer percebeu a sutileza irônica contida no texto.
3. Não sei quem contou, não tenho a menor ideia. Mas já li em algum lugar que existem (ou existiram) quase 15 mil divindades. Todas, ao seu tempo, perfeitamente ridículas e a maioria, decididamente letais como o deusão esfumaçado abraâmico (escrevi certo?) que é seguido pelos judeus e pelos cristãos.
4. Obrigado pela visita. Gostou do tratamento? O cafézinho estava forte, as meninas da recepção lhe prestaram todas as informações? Volte sempre.

Leandro Arndt disse...

Já que fui convidado...

Nem todo argumento pró-ateísmo é idiota. Esse, no entanto, prima por essa qualidade.

A fé não tende a desidratar o cérebro, ao contrário de pensar que alguém não percebeu a sutileza irônica de um elefante.

Fé e razão não se opõem, a não ser na mente de quem tem fé num texto que afirma, a pretexto de defender o ateísmo, uma informação "historiográfica" praticamente inverificável como o número questionado.

Por fim, em suas partes, você não atentou a nenhum dos meus argumentos! Se algum cérebro está desidratado, não é o meu.