SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Perder a piada é preciso

Copiei do Blogs do Brasilianas.org
Por Gunter Zibell-SP

Apesar da grande e rápida evolução das sociedades, sempre aparece alguém para fazer algo tão tosco como uma piada injuriosa, desqualificadora ou potencialmente propagadora de preconceitos contra grupos e/ou pessoas. E, quase sempre também, aparece uma corte, com discursos falaciosos, para defender essa tentativa bisonha.
Vamos a alguns.

Não é possível fazer humor correto.
Bobagem. Desde comédias de costumes (Shakespeare, Feydeau, Molière) até “sitcoms” atuais, o humor saudável e respeitoso é sempre possível. Tentar usar o inconsciente coletivo preconceituoso e propenso a rir de idiotices é apenas malicioso e disfarce para a falta de criatividade.

Isso é ditadura do “politicamente correto”.
PC é uma expressão guarda-chuva, disseminada por comunicólogos norte-americanos (em geral "neocons"), para associar, como uma variante de “falácia do espantalho”, demandas sociais a algo negativo, à censura. Se cronistas, artistas e intelectuais não-conservadores caem nesse conto é outra estória, mas, mais frequentemente do que não, PC significa “aquilo que eu não gosto e desejo reprimir”. Falar contra "PC", na verdade, é, portanto, uma tentativa de minimizar a importância e desqualificar demandas sociais. É só resistência à mudança.

Eu quero minha liberdade de expressão!
Poupe-nos... Não apenas grupos ofendidos por piadas idiotas têm o direito de criticar expressões canhestras de pensamento como muitos setores da sociedade também são atentos a isso. Ministério Público, GRADI, Conar, OAB, Conselho Federal de Psicologia, etc. Crítica é... crítica! Não censura. Alguém se dizer vítima de perseguição por ser apropriadamente criticado é apenas falta de argumento. E exercer o direito a criticar é liberdade de expressão também, em geral para uma direção mais socialmente responsável.

Não existe censura prévia na maior parte das sociedades ocidentais.
O princípio geral é: se alguém é sonso, e fala/escreve o que quer, com vistas a ganhar audiência para algo, tem a responsabilidade em relação a isso e precisa ouvir/ler o que não quer também.

Mas fulano/a usou a palavra XPTO!
Ora, quem pertence a um grupo discriminado pode fazer humor consigo mesmo, é até sinal de sanidade mental. Frequentemente é em tom de denúncia de um preconceito ou de deboche dos preconceituosos (o que pode e deve ser feito desde que pelo menos um tom abaixo.) Não cabe a quem não é potencialmente alvo de um preconceito em questão ficar usando a torto e a direito expressões preconceituosas. É necessário ser inteligente, sensível e criativo para isso.

x-x-x-x-x-x-x

Saia-se da adolescência inconsequente, somos adultos e vivemos em sociedade. O distanciamento presencial garantido pela internet não deve ser usado como refúgio para comportamentos antissociais. O próprio questionamento em redes sociais (isto é, internet também) de alguns pronunciamentos de humoristas famosos aponta para a direção que a sociedade mais valoriza.
Está em dúvida se deve fazer uma piada?
Pense que está em uma reunião social presencial com várias pessoas. Imagine nessa reunião pelo menos : 1 mulher (melhor loira e sem companheiro), 1 negro (melhor de outro estado), 1 gay (se possível afeminado), 1 judeu (ou alguém de minoria religiosa e/ou ateu.)
Você desconfia que alguém nesse conjunto não irá rir de sua “espirituosidade”?
Simples : perca a piada e mantenha sua imagem de pessoa sensata.

Nenhum comentário: