SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O veneno religioso é pior do que vocês pensam

Copiei do meu amigo Ralf Rickli


O VENENO RELIGIOSO É PIOR DO QUE VOCÊS PENSAM!

Tem pessoas chamando o Feliciano de ignorante porque o fundador do pentecostalismo (cuja corrente mais numerosa é Assembleia de Deus), foi o negro William Seymour, e o Feliciano disse que os africanos foram amaldiçoados. 

Mas Feliciano SABE disso. A coisa é mais grave: o que ele(s) acredita(m) é que AS CULTURAS ORIGINAIS DA ÁFRICA SÃO FRUTO DA MALDIÇÃO, mas, como o próprio Feliciano disse, essa maldição pode ser cancelada "em Jesus Cristo". 

Ou seja: para eles, A MALDIÇÃO É RETIRADA se o africano entrar para a igreja, TRAINDO SUA PRÓPRIA CULTURA E HISTÓRIA - como vemos bem já na vestimenta adotada pelo afrodescendente Seymour nessa foto.

Todo estudioso de religiões sabe que o pentecostalismo foi um sincretismo do protestantismo estadunidense com os ritos de êxtase das religiões afro - assim como a umbanda surgiu como sincretismo desses ritos com (entre outros elementos) o catolicismo, que, com seus santos, JÁ É um sincretismo de cristianismo com o paganismo greco-romano (cujos ritos, a propósito, eram muito parecidos com os africanos; e "paganismo" significa apenas "religião do povo do campo (pagus)", e não "religião do mal" ou algo assim).

Ou seja: Seymour colocou as formas de prática religiosa do seu povo A SERVIÇO DA IDEOLOGIA DOS BRANCOS, expressa (entre outras formas) na religião "cristã" - 

... religião essa que É UM INSTRUMENTO DA DOMINAÇÃO BRANCA, um programa que se instala no cérebro dos não brancos para que eles internalizem mais facilmente a voz e os comandos do opressor, como se fossem deles mesmos ou "de Deus".

Seymour NÃO é bonzinho por ter promovido um reavivamento no evangelicalismo: é duplamente culpado (ele sim) por haver criado um instrumento de opressão mais refinado, capaz de engambelar por igual negros & brancos (sobretudo pobres).

E Feliciano com certeza lhe é muito grato.

Nenhum comentário: