SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Assustador: médicos jaguaras defendem “castrações químicas” a nordestinos eleitores de Dilma

1. Publiquei hoje esta singela, por assim dizer, questão de encaminhamento no cara de livro: "Você, que vomita ÓDIO contra o povo nordestino, proceda assim: unte o seu dedão na gosma do preconceito, enfie com firmeza no rabo e, de inopino, realize movimento brusco e violento de modo a rasgar-se todo, seu filho da puta!"
2. Meu amigo Paulo Adolfo Nitsche, comunista e médico, aportou o seguinte e preciso comentário: "Posições ultraconservadoras e reacionárias que saltaram de dentro da categoria médica desde a implantação do Programa 'Mais Médicos" demonstram que se faz URGENTE uma revisão curricular nas escolas médicas, pelo menos nas públicas. 
Formar médicos que mantem uma mentalidade egoísta, antipovo, antinacional, exclusivista, corporativista, sem ter noção dos graves problemas de saúde que nosso país ainda atravessa - isso não pode ser admissível.
Décadas de movimentos progressistas na área de saúde (entre profissionais e estudantes) serviram então para nada? 
Tão ruim quanto as posições direitistas corporativistas, grassa também um corrente ultraesquerdista que, querendo algum tipo de revolução socialista isolada dentro da corporação, contribui na prática para o imobilismo, pois se trata de um movimento estudantil muito bom pra esbravejar e reclamar, mas nada faz de concreto para mudar a escola médica.
Chega de corporativismo e de ultraesquerdismo na Medicina. Revisão curricular progressista já!"

3. Logo depois, encontrei no Pragmatismo Político, esta postagem que, a meu juízo, é uma assustadora amostragem do que pensam muitos médicos brasileiros.

4. Sim, há muitos médicos que não pensam assim, mas é assustador que alguns jaguaras de jaleco sejam capazes de tamanha demonstração de preconceito e de ódio. Espero nunca cruzar com um destes lazarentos.  

---xxx---

Médicos defendem “castrações químicas” a nordestinos eleitores de Dilma
Além de sugerir "castrações químicas" contra nordestinos, integrantes de comunidade com quase 100 mil médicos ou estudantes de medicina confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado – ameaçando funcionários e convencendo pacientes

dignidade médica preconceito dilma nordeste
Médicos no Facebook pregam ‘holocausto’ no Nordeste e admitem que transformaram seus consultórios em palanques eleitorais (Pragmatismo Político)
Uma comunidade de quase 100 mil usuários numa rede social, que se declaram profissionais da classe médica brasileira, se tornou palco de uma guerra de classes no entorno da corrida presidencial, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).
Com o título de “Dignidade Médica”, as postagens do grupo pregam “castrações químicas” contra nordestinos, profissionais com menor nível hierárquico, como recepcionistas de consultório e enfermeiras, e propõe um “holocausto” entre os eleitores da petista.
Médicos, professores e estudantes de medicina estão entre os 97.901 membros da comunidade na rede social Facebook. Entre postagens de revolta com a situação econômica do País e xingamentos a nordestinos, os participantes confessam que fazem campanha pró-Aécio até dentro do próprio consultório – público ou privado – convencendo os seus pacientes. Eles dizem que colocam “a recepcionista no lugar dela” com ameaças de que perderia o emprego com a reeleição de Dilma.
O discurso de ódio conta com frases de “nível de conversa que pobre entende” e ameaças de expulsão do grupo caso o usuário se manifeste contra os ideais da página. Um usuário protesta: “70% de votos para Dilma no Nordeste! Médicos do Nordeste causem um holocausto por aí! Temos que mudar essa realidade!”.
As manifestações, no entanto, saíram das redes e foram denunciadas pelo tumblr “Médicos Indelicados”, que reúne os post mais inflamados e dá comentários irônicos aos desabafos dos profissionais de jaleco branco.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) se pronunciou sobre o caso e afirmou ser “contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa”. Confira abaixo a nota do CFM:
“O Conselho Federal de Medicina (CFM) é contra qualquer comentário ou ação que denote atitude preconceituosa praticada por qualquer pessoa por conta de aspectos como etnia, origem geográfica, gênero, religião, classe social, escolaridade, orientação sexual ou posicionamento ideológico, entre outros. Esse entendimento representa a percepção da classe médica brasileira.
Para a Autarquia, o Brasil é um país democrático, onde todos os cidadãos devem e podem manifestar suas opiniões, inclusive políticas. No entanto, esta expressão deve ter como parâmetros o comportamento ético e o respeito às leis. Casos que extrapolem esses limites devem ser investigados pelas autoridades competentes.”
Confira abaixo algumas postagens da “dignidade médica”
16
17
18
receituario
10
11
12
14

Nenhum comentário: