SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 10 de abril de 2018

"Por enquanto eu cometo a heresia de dizer que Lula foi condenado injustamente, só para deixar registrada a minha posição"

Copiei do FB de Luis Carlos Valois

A situação do país necessita que deixemos as coisas claras. Tenho escrito textos sobre a prisão, sobre a sua irracionalidade e sobre a dependência que a sociedade sofre desse tipo de punição, impedindo que soluções verdadeiras sejam pensadas. Textos sobre a disfuncionalidade do sistema, sobre o uso pessoal por algumas pessoas de instituições e regras. Falei sobre o princípio da presunção de inocência que, na Constituição, diz não poder a pessoa ser considerada culpada antes do fim do processo, o que parece incomodar alguns liberais de meia tigela. Fascistas sempre se fantasiam de liberais quando o problema é com eles, com os “inimigos” (fascistas precisam de inimigos) eles são fascistas mesmo. Mas o momento manda que nos posicionemos de forma direta, pois há muitos mal-entendidos e pessoas com dificuldade de cognição nas redes.: a condenação de Lula é injusta; o processo injusto, sem provas, prisão política. Vários professores, juristas, doutores com mais títulos e mais importantes do que eu, já analisaram a fragilidade de provas de um processo que colocou na cadeia um dos maiores representantes populares dos últimos anos. Não farei isso de novo porque há muito tempo que as pessoas endeusam as instituições, pensam que juízes são sacerdotes e que o ritual de um tribunal leva à magia da justiça, e as pessoas pensam assim justamente por falta de ter algo diferente em que pensar, em que acreditar. Para as pessoas verem as falhas e os desvios dessas instituições vai ser necessário que, primeiro, acreditem em algo diferente. Por enquanto eu cometo a heresia de dizer que Lula foi condenado injustamente, só para deixar registrada a minha posição.

Luis Carlos Valois é Juiz de Direito em Manaus/AM

Nenhum comentário: