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Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hequinel: vou fabricar carros elétricos


ANTONINA - O empresário Haulo Hoberto Hequinel, controlador do Grupo O ORNITORRINCO, afirmou hoje que poderá iniciar em até quatro anos a produção de automóveis no Brasil. Para tanto, cogita investir cerca de US$ 1 bilhão para erguer um módulo na área da Ponta da Pita, em Antonina, para construir até 100 mil automóveis por ano e não descarta contar com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Por que não puxar o BNDES [para o projeto]? O BNDES financia a Mercedes e a Volkswagen, por que não [financiar] uma empresa nacional?", questionou Hequinel, que participou da Dirt Blog Oil & Gas Summit, evento promovido pela Abrasujo, Associação Brasileira de Blogs Sujos, no Rio de Janeiro.
O objetivo do empresário e guru da produção de sujeira virtual é contar com o apoio de companhias napolitanas, búlgaras e chechenas para o projeto, o que significaria a atração de experiência na produção de tecnologia automotiva e de baterias para carros elétricos, já que Hequinel pretende ter mais da metade da produção dedicada a automóveis elétricos.
"O carro elétrico é irreversível", garantiu, ao ser questionado sobre os altos custos e aos desafios tecnológicos dos automóveis movidos a energia elétrica.
Segundo ele, a construção da fábrica na Ponta da Pita, situada em Antonina, litoral  norte do Estado do Paraná, economizará US$ 200 por automóvel, graças às sinergias existentes para importação e exportação de peças e unidades, oferta de energia e fornecimento de aço, uma vez que duas siderúrgicas já se comprometeram a se instalar na área, “isso sem considerarmos a excelência na produção de siri-mole e de banana seca”, disse o empresário.
"Em dez anos a produção nacional de veículos deverá saltar para 8 milhões de veículos por ano. Tem espaço para gente nova, para a indústria nacional", frisou Hequinel, que ainda não escolheu o nome da nova companhia, mas examina, dentre outras, a denominação de Bacucu Motors of Antonina, embora este nome já tenha sido registrado por uma pequena produtora de bugigangas virtuais, a Bacucu Com Farinha Ltda.
(Rafael do Pilar do Rosário | O Estado de Antonina)

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