SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Summa cum laude, meu filho

O Ornitorrinco pede a palavra para dizer que havia jurado não publicar jamais este texto de Brecht, manjado e recorrentemente utilizado, mas, diante do mais recente post de Denilson Pestana (Antonina Nossa Cidade, link na Mixórdia), não tem jeito.

Ocorre que o governador eleito, Beto Richa, como é próprio e legítimo, nomeou mais um dos integrantes da sua administração, no caso o Superintendente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina).

Trata-se de Airton Maron, engenheiro e funcionário de carreira há 31 anos, tendo exercido, informa a imprensa sadia, relevantes funções de chefia.  

Denilson está freneticamente extasiado porque o homem é um “técnico” e não um político lazarento, mas esquece que Airton é irmão de Alceu Maron, advogado em Paranaguá e que, nestas eleições não conseguiu eleger-se deputado pelo PPS, o que significa dizer que a nomeação é evidentemente política, o que não compromete sua legitimidade, diga-se desde logo.

O blogueiro parece acreditar que a solução para todos os nossos problemas consiste em nomearmos técnicos ao invés de ficarmos aí com essa baboseira de eleição de políticos pulguentos, lazarentos e  sarnentos e, assim sendo, O Ornitorrinco dedica a Denilson Pestana, jovem radialista e professor, este texto.

Summa cum laude, meu filho (porra, é assim mesmo?)

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é 
o analfabeto político. 
Ele não ouve, não fala, 
nem participa dos 
acontecimentos políticos. 
Ele não sabe o custo de vida, 
o preço do feijão, do peixe, 
da farinha, do aluguel, 
do sapato e do remédio 
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro 
que se orgulha e estufa o peito 
dizendo que odeia a política. 
Não sabe o imbecil que, 
da sua ignorância política, 
nasce a prostituta, 
o menor abandonado, 
e o pior de todos os bandidos, 
que é o político vigarista, 
pilantra, corrupto e 
lacaio das empresas nacionais 
e multinacionais.

3 comentários:

pedroso disse...

Enquanto isso os portos de Santa Catarina estão bombando.,. eh eh eh eh

Amigos do Jekiti disse...

Sou a favor da nacionalização dos portos, como é de lei. Dilma ganha, mas quem administra o porto de antonina é Beto.
Assim não dá, Mi Comandante!
Estou descendo para Bagre Land. Se puder as 19:30, na casa verde, no sábado, ok?

PAULO R. CEQUINEL disse...

1. Opa, epa! Não estou discutindo se é melhor federalizar, estadualizar ou municipalizar o nosso porto, embora considere a primeira como a melhor alternativa.
2. Minha intenção foi discutir a falsa contradição "técnico X político", para mostrar que, inevitavelmente, as decisões nunca são técnicas, são políticas, graças a deus, não fosse eu um sereno ateísta.
3. Maravilha. Estamos confirmando nossas presenças no dia e horário estabelecidos. Positivo e operante.