SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Corra o risco: pare e pense

Vejamos. O seu pastor e seu padre, o seu rabino e seu aiatolá, ou o seu missionário, não importa o título ou cargo dos intermediários, todos eles querem e precisam desesperadamente que você acredite que sua existência somente se justifica se estiver submetida aos propósitos de uma religião, ou crença, ou fé.

Pare e pense: você precisa pagar as contas dessa gente toda e das formidáveis estruturas de poder, dominação e de corrupção que constroem? Você precisa de intermediários para acreditar honestamente ou para ter acesso ao seu deus?

Pense de novo: se você precisa sempre de um intermediário repetindo supostas verdades vindas de supostos livros divinos, bem, lamento muito, sua fé é instável feito morro tomado por construções irregulares e, a qualquer momento, suas convicções descerão, descontroladas, destruindo o que estiver à sua frente.

Eu, ateu, não preciso freqüentar duas ou três vezes por semana reuniões, ou missas, ou cultos para ouvir algum tipo de intermediário inútil repetir e repetir e repetir que deus não existe.

Basta manter meu cérebro no modo LIGADO.

E o melhor é que não pago dízimo.

3 comentários:

Polaco Doido disse...

Tomo a liberdade de replicar este texto repleto de sapiência lá naquele espaço imundo que costumo encher de letrinhas.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Sapiência seria uma espécie de brejo ocupado por seres esverdeados que coaxam e pulam de um lado pro outro?

Polaco Doido disse...

Não! Seres esverdeados não!

Já me bastou Santa Marina fantasiada de incrível Hulk na última disputa presidencial!