SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Marco Feliciano, patifão federal e pastor acanalhado manda prender e expulsa manifestantes na Câmara


'Democracia é isso', diz Feliciano após mandar prender e expulsar manifestantes na Câmara. Pastor defendeu sessões sem a presença do público. (Foto: Dida Sampaio/Estadão)


Por Éber Ferreira Silveira Lima


"Amigos e amigas, está em curso há bastante tempo um projeto teocrático de tomada do poder no Brasil. Esse projeto é capitaneado pelas megadenominações neopentecostais, mas afirmo com tristeza que boa parte dos líderes e membros das igrejas protestantes clássicas não ficariam insatisfeitas com ele. Os episódios recentes que envolvem a Comissão de Direitos Humanos da Câmara são apenas, para usar uma expressão bíblica, "o princípio das dores". 
Na verdade, os evangélicos conservadores e os fundamentalistas não se conformam com a democracia. Não a aceitam e jamais a abraçarão, pois isso exigiria a admissão de que não podem almejar a imposição de SEUS valores - que eles identificam aos valores do Reino de Deus - sobre todas as outras pessoas. 
A teologia salvacionista e exclusivista dos evangélicos conservadores e fundamentalistas não admite, por definição, outras saídas para a sociedade humana, que não a que já está formulada e definida.
Quero lembrar, porém, que o cristianismo em geral e o protestantismo em particular tem outras formas de entender o mundo e a sociedade, muito diferentes do projeto de ditadura religiosa que é oferecido nesse momento através dos tristes espetáculos de radicalismo e de esperteza explícita. 
Cabe ao protestantismo clássico e às igrejas pentecostais maduras a denúncia do falso evangelho que se passa como verdade bíblica. A hora é essa. 
A Páscoa sugere o caminho do serviço e da caridade, da defesa dos fracos, dos desprezados e dos submetidos, em oposição à Mamon e ao poder, sempre corruptores do ser humano e de suas instituições. 
Sou pelo Estado laico. Sou contra o Estado teocrático. Que as igrejas deem a César o que é de César e se ocupem em servir mais a Deus e aos excluídos, segregados e explorados."

Nenhum comentário: