SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Muito bem: assentada a "poeira", alguém lembra de alguma opinião relevante de Aécio sobre qualquer tema?

Copiei a imagem daqui


---xxx---

Copiei do meu amigo Daniel Moraes
 (o título foi por mim obrado) 

Eu estava escrevendo um texto (enorme) para explicar porque eu me importo com a questão de Aécio Neves ser ou não um dependente de drogas e porque eu acho, sim, esse tema relevante politicamente - longe, portanto, de se tratar de oportunismo e baixaria política.

Mas meu pc travou e perdi tudo. Não vou escrever novamente tudo que se apagou. Mas deixarei resumidamente o que penso:

1) Somente em uma republiqueta de bananas não se sabe ou se ignora o tanto que significa ser Chefe de Estado e a tremenda importância simbólica desse cargo para uma nação.

2) Chefes de Estado não têm que ter apenas perfil técnico-político, mas também moral. Logo a questão não é "moralista", mas moral mesmo. Playboys festeiros que andam perambulando bêbados pelas ruas e infringindo a lei dirigindo bêbados em nenhuma democracia séria desse planeta sequer teriam a audácia de se candidatar a um cargo político de vulto. E se já tivessem um cargo político, renunciariam. Trata-se algo que se chama por "moralidade pública" que infelizmente nossa república parece desconhecer.

3) Sou contrário à criminalização das drogas - porque tal abordagem penal é ineficaz e deletéria socialmente - mas sou absolutamente contra o consumo de drogas. Não acho nada normal ser usuário de drogas. Estabilidade e maturidade emocionais são, sim, virtudes diametralmente opostas e, portanto, incompatíveis com ser usuário de drogas.

4) Logo, ser usuário de drogas diz, sim - e diz muito - sobre o perfil psíquico e emocional de uma pessoa. Diz, sim, sobre se essa pessoa tem ou não autocontrole, estabilidade emocional e maturidade (em especial para ser o representante máximo da soberania, da grandeza cívica, da moralidade e da civilidade de uma nação).

5) Se Aécio usa cocaína ou não, eu não sei. Mas desde que vim morar aqui em Minas, há 7 anos, quase todos os mineiros reiteradamente repetem, com convicção, saber que ele é dependente de cocaína. Isso não prova nada. Mas, com certeza, cria o dever de Aécio de responder a esses rumores. E responder com maturidade e sobriedade que se exigem de um postulante ao cargo de Chefe máximo de uma nação. E até agora, ele demonstrou não possuir nenhuma dessas qualidades - ao contrário, ele atacou os jornalistas que profissionalmente o questionaram.

6) Aliás, quais as qualidades político-ideológicas de Aécio? Que ideias, plataforma, projeto programático esse homem propõe? Até Collor tinha um ambicioso projeto de governo. Aécio nem isso.

7) Como Governador de Minas e Senador desse estado, Aécio sambou na cara dos mineiros ao comprar residência em outro estado. Ao sempre passar férias em outro estado, ao fazer a festa de 15 de sua filha em outro estado. Quem minimamente entende de protocolos políticos sabe que essas atitudes são uma afronta insuportável a um povo! Uma ignomínia político-representativa! Um descalabro que apenas expressa a total imaturidade e profundo despreparo desse homem para ocupar cargos públicos.

Andando alegadamente bêbado pelas ruas, tudo piora gravemente. E se for mesmo usuário de cocaína, então se torna uma hecatombe política, uma aberração que não pode ser tratada como "assunto lateral" ou do "submundo da política". É tema incontornável e sobre o qual o eleitor tem o direito de exigir resposta claras.

Não tenho a pretensão de estar sempre certo, mas é o que penso. E por isso continuo achando que a candidatura de Aécio "cheira" sim muito mal.
---xxx---

E nada mais havendo a cheirar, digo, a tratar, o presidente Xaulo Doberto Wequinel encerrou a reunião e mandou que eu, Raulo Loberto Pequinel, secretário ad hoc, guru empoeirado 3.0 e piloto de helicóptero, além de preparar a aeronave, lavrasse esta ata e lhe desse a mais ampla publicidade. From The Dusty Ornitorrinco Office, Curitiba, 05/06/2014
xxx---xxx

Saiba mais sobre Aécio Aspirator Neves
Censura a imprensa? 
Veja aqui.
Aditivos? 
Veja aqui, aqui e aqui.
Xoque de jestão e eficiência tucana? 
Veja aquiaqui e aqui.

Nenhum comentário: