SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sábado, 31 de janeiro de 2015

São Coisotão do GPS Erecto, rogai por nós!

Copiei do inoxidável Professor Diógenes de Oliveira
(o título escatológico acima é de minha descontrolada lavra)

A foto veio daqui

Fica lá em Portugal, vú!
Vale registrar que essa expressão, além de se referir ao pênis, é muito usada para exprimir raiva, admiração ou espanto.
A palavra caralho, que é um vulgarismo ou palavrão, vem do lat[im] *caraculu-, "pequena estaca", segundo se encontra no Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora.
Por outro lado, o Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o vocábulo é de orig[em] duv[idosa]; Leo Spitzer propôs o lat[im] *characŭlus, dim[inutivo] de *charax,ācis, do gr[ego] chárax,akos, "esteio, estaca, empa"; apesar de tal étimo satisfazer tanto semântica quanto foneticamente, o vocábulo, que por sua sufixação arcaica (dim[inutivo em -cŭlus) teria de ser uma forma bastante antiga, jamais foi encontrado em latim. [Ciberdúvidas]

Nenhum comentário: