SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Força aí, Meu Presidente!

Copiei do FB de Samuel Lourenço

Lágrimas de alguém que sabe o que é cadeia.


Paguei um preço alto, caro, doloroso e embrutecedor por conta dos meus erros. Fui parar na cadeia. Puxei uma etapa no regime fechado, progredi, semiaberto, aberto, e hoje, Livramento Condicional. Meu tempo de cadeia cumprida é quase a sentença que te foi imposta. Mais de uma década.

Digo estas coisas para deixar claro que sinto tuas dores, sei muito bem o quanto é doloroso ler uma determinação de cumprimento de pena em regime fechado. Enquanto escrevo, choro, emocionado. Cadeia é lugar de dor, consigo imaginar que a cela que arrumaram pra você é a mais sofistifcada de todo Sistema Prisional Brasileiro. Tanto é que tem nome de sala e não cela. Mas como falava com amigos ontem, retomo aqui: cadeia é cadeia!

Sobre tua condição, estou certo: não tem revista vexatória para teus familiares, tuas visitas não sofrerão o esculacho que as muitas famílias sofrem. Ninguém vai quebrar teus pacotes de biscoito - tu chama de bolacha? - ou misturar o pão de forma no saco de sabão em pó, na sacanagem para que o pão fique horrível e não tenha o que comer. Tu, se preso, será poupado de muitos esculacho que são comuns aos presos do Brasil.

Apesar de tudo, de me tornar um cara bruto pra caramba, estou aqui lembrando dos meus amigos presos que eram chamados de "coroa" ou "mais velho". Essa rapaziada da terceira idade, já chegavam na cadeia bastante debilitados. Mas se divertia com a gente. Contavam histórias e estórias das mais incríveis, um manancial de experiência, preocupação besta, sabedoria e paciência.

Fiquei preso com tanta gente velha. Vi o quanto a cadeia os adoecia, do quanto a prisão afetava em suas pressões arteriais. Em geral, até em casos de Pedofilia, o coletivo sempre foi paciente com a velharada. Xingava, claro. Mas tratava com dignidade os mais velhos. Alguns aproveitavam a condição e alopravam, era do jogo.

Entendo quando alguns políticos passam mal e adoecidos conseguem prisão domiciliar. Posso até ficar puto, mas quando lembro da tranca, percebo que é o mínimo. Idosos não merecem prisão, e muito menos asilos. Quem passa a vida na luta, na busca de tentar sustentar a família e no teu caso a Nação, não merece cadeia ou o abandono do asilo, mesmo com visitas regulares.

Com a possibilidade da tua prisão e considerando a tua idade, lembrei dos coroas que morreram na cadeia. Morreram como condenados. Não morreram por conta da idade, mas sim pelas condições que a pena impôs. Lula, não quero imaginar que tu possas morrer como um condenado. Morrer tu vai, é o ciclo da vida. Eu vou morrer. Cada dia que vivemos, mais próximos da morte estamos, entretanto, não morrerás como um condenado.

Termino agradecido. Estava preso quando a politica estudantil do teu governo me alcançou, fui um presidiário que saí da cadeia direto para uma universidade federal (UFRJ) por causa do SiSU. Fiz Enem na tranca e só fiz por causa da política democrática que me permitiu realizar o vestibular em espaços de privação de liberdade. Sou aluno de Universidade Publica, meu curso surgiu através do Reuni. Te devo minha formação. Poderia seguir outros caminhos bem legais, mas o mais legal de tudo isso, foi viver coisas legais por meio de politicas estudantis do teu governo. Obrigado cara.

Vou encerrar, já estou aos prantos no ônibus. Uma dor no peito. Não te idolatro, apenas te agradeço. Pessoas próximas que moram em casas do Programa Habitacional que tu botou na pista. Elas te são gratas.

Críticas, tenho muitas. Algumas por não entender ou ver as coisas com o teu olhar. Pouco importa!

Te desejo saúde. A saúde que te manteve forte no curso desse assombroso processo. Te desejo graça, seja misericordioso com todos aqueles insanos beneficiados por teu governo ou por teus pactos. Eles celebram tua prisão, sem saber do bem que tu um dia fez a eles.

Quero me despedir empático com teu sofrimento, tua dor e perseguição sofrida. Solidariedade, meu chapa!

Força aí, Meu Presidente!

Nenhum comentário: