SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Boa tarde, tucaninhos raivosos!

O ORNITORRINCO pede a palavra para:

a) cumprimentar os internautas distraídos que insistem em frequentar isto aqui;

b) de modo especial, saudar uma parcela da humanidade, sempre gravemente atormentada por erupções de ódio irracional, os tucaninhos-esverdeados – boa tarde, tucaninhos esverdeados!;

c) lembrar que Arlety Kobayashi, uma das sócias da gráfica Pana, onde 1 milhão de panfletos caluniosos contra Dilma foram apreendidos pela Policia Federal, é irmã de Sérgio Kobayashi, coordenador nacional de infra-estrutura da patifaria peessedebista chamada campanha serra e, mais ainda, que Sérgio foi Secretário de Comunicação do governo Serra;

d) lembrar, de passagem, que as mais recentes pesquisas estão a indicar um quadro de estabilidade, com Dilma na frente de 8 a 10 pontos;

e) afirmar que, como alguns tucaninhos esverdeados agora estão a sugerir que o PT compra as pesquisas que apontam a extraordinária aprovação do governo Lula, tal ‘descoberta’ só pode ser explicada por estarem grogues depois da ingestão de quantidades industriais de água benta falsificada nos porões da campanha do candidato patife no qual votarão;

f) publicar interessante matéria lambida de Maria Frô, sobre corrupção, enfatizando que, durante a era FHC/SerraPatife a PF fez 28 operações para combate à corrupção e, na era Dilma/Lula, foram 1150 operações e que, estrebuchem de ódio, 2599 penas expulsivas foram aplicadas a servidores públicos federais por atos ilícitos na administração e, mais ainda, na era Dilma/Lula foram definidos instrumentos como a Controladoria Geral da União, o Portal Transparência deu plena visibilidade à utilização dos recursos públicos e, para a Procuradoria Geral, sempre foi indicado o primeiro nome da lista encaminhada pelo Ministério Público, que atuou sem qualquer tentativa de influência do Executivo.

Lambido de Maria Frô

Matéria interessante no Correio Braziliense mostra mais um mito derrubado: o de que nosso país ficou mais corrupto com o PT. É mentira isso, Brasil é o segundo país menos corrupto nas Américas. Os funcionários públicos brasileiros são pouco assediados pelos corruptores, isso mostra algo que os detratores do governo Lula odeiam reconhecer e fazem questão de ignorar: no governo Lula a Polícia Federal trabalhou e os corruptores tendem a diminuir seus assédios quando há uma polícia federal atuante.

Brasil tem o segundo menor índice de pedido de propina das Américas - Correio Brasiliense, 10/10/2010

Pesquisa coordenada pela Vanderbilt University, com apoio do United States Agency for International Development (USAID), e realizada em 22 países americanos aponta o Brasil com o segundo menor índice de solicitação de suborno por parte de funcionários públicos. O trabalho foi realizado entre os anos de 2008 e 2009 e vem sendo divulgado pelas entidades realizadoras.

A pesquisa envolveu a aplicação de entrevistas de campo em 22 países americanos, mediante um questionário aplicado via internet, a partir dos Estados Unidos, onde está situada a Vanderbilt University. Um total de 34.469 pessoas responderam à seguinte pergunta: “Durante o último ano, algum funcionário público solicitou suborno a você?”

O resultado do estudo mostrou que, no Brasil, 1,6% dos entrevistados afirmou ter sido vítima de pedido de suborno por parte de servidores públicos. Esse resultado colocou o Brasil à frente de países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina e México, que apresentaram, respectivamente, índices de cobrança de propina de 2,2%, 2,3%, 7% e 9,2%.
O Chile apresentou o menor índice na pesquisa, com 1,2% dos respondentes afirmando terem recebido pedido de propina de funcionário público. A Bolívia foi o país com maior índice de solicitação de suborno por parte de funcionários públicos, alcançando 18%.

O ranking da propina
(quanto maior o percentual, mais comum é o suborno no país)

POSIÇÃO/PAÍS
%
Chile
1,2
Brasil
1,6
EUA
2,2
Panamá
2,3
Uruguai
2,3
El Salvador
2,5
Colômbia
2,7
Venezuela
2,9
Jamaica
3,7
10º
Guatemala
3,8
11º
Honduras
4,2
12º
Costa Rica
5,0
13º
Rep. Dominicana
5,2
14º
Nicarágua
5,3
15º
Argentina
7,0
16º
Belize
7,4
17º
Equador
8,9
18º
México
9,2
19º
Paraguai
9,5
20º
Haiti
11,9
21º
Peru
12,1
22º
Bolívia
18,0


O ORNITORRINCO espera que os tucaninhos esverdeados não saiam por aí a dizer que Lula deu lá uns capilés para esta universidade americana.

Nenhum comentário: