SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Curso Básico de Maquiagem

Eu visito Reginaldo Gouvea todos os dias
(a direita não ficará sem resposta)

Reginaldo, o Gouvea, é uma das nossas mais fogosas viuvinhas sem-porvir, e das mais desnorteadas: queda por longos períodos em sua janela a suspirar de saudades e a clamar pela volta de santa marina esverdeada e de são josé serra atingido, e acaba de publicar postagem sobre a ida da nossa Presidenta Dilma ao programa da Ana Maria Braga, e comenta, ao final: “Tenho certeza que não iremos ficar sem resposta, olha a argumentação (COMO FICA A TAL SUPOSTA  PIG), resposta evasivas nem responda.
Aos poucos a maquiagem vai saindo...”

Tentaremos, RG, e faremos mesmo um esforço hercúleo para responder. Vamos lá, então?

1. O Governo Federal não faz coisa alguma sem consultar-me, como todos sabem nesta cidade, e cito exemplos. O Guido Mantega ligou-me para dizer que promoveria cortes orçamentários e eu, prontamente, respondi que era contra cortes orçamentários, cortes de cabelo, cortes cirúrgicos, cortes de tecido e que, além do mais, Reginaldo e Tutuca iriam me encher o saco; o Paulo Bernardo, por sua vez, queria minha opinião sobre o Programa Nacional de Banda Larga e eu, prontamente, respondi que era contra banda larga, banda estreita, banda de axé, banda gospel, banda heavy-metal, banda marcial e que, além do mais, Reginaldo e Tutuca iriam me encher o saco.

2. Infelizmente, entretanto, sobre Dilma ir a programas na TV não me consultaram (ou eu não estava em casa, ou o telefone estava ocupado), mas eu teria dito, como sempre faço, que sou contra esse negócio de ir a programas de auditório, programas de reabilitação, programas de limpeza de pele, programas de fidelidade ou de milhagem e que, além do mais, Reginaldo e Tutuca iriam me encher o saco.

3. Não tenho, prezada viuvinha ansiosa, muita experiência com maquiagem, mas lembro de passagem deliciosa em minha vida. No início de 1990, discutia-se a formação do ministério de Collor e um dos nomes era o do então senador e dono do Bamerindus, o Andrade Vieira, que poderia ocupar o Ministério do Trabalho. Pois bem, compareci a um programa de entrevistas na TV Iguaçu (eu era Secretário-Geral da CUT-PR) e me perguntaram sobre o que eu achava do homem vir a ser o Ministro do Trabalho. Como sempre faço, disse que era frontalmente contra, porque seria uma aberração ter como ministro do Trabalho o dono do banco que era o vice-campeão nacional de reclamações trabalhistas ajuizadas (só perdia para o Bradesco) e que, além do mais e premonitoriamente, Reginaldo e Tutuca iriam me encher o saco, etc. e tal e cousa e lousa.

4. Calma, RG, não se esqueça que você mesmo pediu argumentação robusta, lembra? Acontece que fui convencido a aplicar um pó-de-arroz ou coisa parecida porque isso evitaria que minha cara “brilhasse” demais por conta da iluminação do estúdio. Bem, aplicaram o pó, fizemos o programa (Jornal do Almoço, se não me engano), e fui embora sem remover a maquiagem, RG, pode isso? Só descobri porque fui até a Raridade Discos e o vendedor me olhou com a devida cara de espanto. Como você vê, prezado RG, não posso mesmo ajudá-lo com esse negócio de maquiagem.

5. Você afirma que a maquiagem, aos poucos, vai saindo. Como não entendo do assunto, devolvo-lhe a bola:
a) A maquiagem que está sumindo é a da Dilma, a do governo federal ou a do PT? Ou é a minha, aquela de 1990?
b) Quando uma maquiagem qualquer decide sair ela manda algum torpedo, deixa um bilhetinho na geladeira, utiliza um pombo correio para explicar as razões da sua decisão, ou simplesmente abre a porta e se manda?
c) Existe algum lugar para onde maquiagens sumidas se escondem para não serem incomodadas? Há alguma estatística a respeito disso? Quantas maquiagens saem da cara das pessoas, por ano e por grupo de 100 mil habitantes? A tendência é de aumento ou de diminuição dos casos? Com qual idade, em média, maquiagens decidem sair, ainda na infância, ou na adolescência, ou já na terceira idade?
d) Existe algum software que recupere maquiagens sumidas?

 

6. Eu sei muito bem que você não acredita na existência do PIG, e tão convictamente que deve ter renovado sua assinatura da Veja, ganhando Caras de nhapa por dois anos. Sinto desapontá-lo, mas o PIG, Partido da Imprensa Golpista, tem até trilha sonora, viuvinha sem-porvir, e feita pelos Beatles, é mole? Eis a tradução, para facilitar.

 

6. Foi bom para você? Para mim foi, sei lá, UAU!

 

Porcos

(George Harrison)

Beatles, Álbum Branco


Você tem visto os porquinhos
Rastejando na lama?
E para todos os porquinhos
A vida está ficando pior
Sempre tendo sujeira para
brincarem

Você tem visto os grandes porquinhos
Em suas camisas brancas engomadas?
Você irá encontrar os grandes porquinhos
Remexendo a sujeira
Sempre com camisas limpas para
brincarem

Em sua pocilga com todos os seus fundos
Eles não se importam
com o que está rolando
Em seu olhos existe algo faltando
O que eles precisam é uma boa palmada

Em todo lugar há muitos porquinhos vivendo
A vida porca
Você pode vê-los jantando fora
Com suas esposas porquinhas
Agarrando garfos e facas para
comerem seu bacon


Nenhum comentário: