SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sábado, 5 de novembro de 2011

Paulo Cequinel e Paul McCartney

Duas situações históricas, amigos e amigas internautas. As fotos registram momentos que antecederam fatos que somente depois tornar-se-iam amplamente conhecidos. Apreciem.
Observem o goal-keeper. Sim, sou eu mesmo, pra lá de posudo e metido, creio que por volta de 1967/68, no Colégio Militar de Curitiba. Camiseta escura digna de um arqueiro clássico, de modos contidos e perfeita colocação, elasticidade a serviço da eficiência e, como o tempo mais tarde explicaria, perfeito quando tinha que defender pelo lado esquerdo. Pois bem, esta foto registra um tempo em que eu, inocente puro e besta, ainda pensava em seguir carreira militar, pode um troço destes? O que aconteceu depois? Ao invés de um goleiro profissional de sucesso ou um milicão torturador de escol, eis-me aqui em Antonina do Deus Me Livre já meio entrevado, escrevendo besteiras neste blog perfeitamente dispensável. Agora, prestem muita atenção na foto a seguir.

João, Ricardo, Paulo e Jorge, uns malucos de Liverpool, mais ou menos em 1967/68, integrantes de uma banda chamada The Beatles. Os caras tinham gravado aquele disquinho, o Abbey Road, que tem lá umas coisinhas como, no lado A, Come Together (da qual eu tenho, atenção, mais de 140 versões), Something, Oh Darling!, I Want You (She's So Heavy); no lado B já de cara você topa com Here Comes The Sun e Because, Something e, meio que para encher linguiça, tem lá uma sequência de músicas inacabadas de João e Paulo, que vai de You Never Give Me Your Money até Carry That Weigt (que para mim constitui o melhor Lado B já gravado). Terminada a gravação, era necessário inventar a foto para o LP (lembram disso?) e, quiospariu!, há este registro anterior à famosa e polêmica foto (Paulo teria morrido e a "prova" era ele aparecer descalço). João e Jorge estão hoje really dead, Ricardo tem uma banda chamada The All Starr Band e e Paulo continua na estrada, de quando em vez fazendo milhares de pessoas, emocionadas, cantarem Hey Jude. Já o outro Paulo da história, o Cequinel, este sente-se feliz porque descobriu ontem que German, seu inoxidável neto de 7 anos, sabe a letra inteirinha de Come Together. Nem tudo está perdido, meus caros, nem tudo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

p q será que escolheram o mais baixinho p jogar no gol...falta de inteligencia do tecnico ou nao tinha outra opção ou foi so p sair na foto ?

PAULO R. CEQUINEL disse...

Não publico comentário de anônimos mas abro honrosa exceção porque, de modo evidente, este simpático e desarmado desconhecido traz a lume questões centrais que merecem minha resposta. Vamos lá, pois.
Sim, é verdade que o técnico pouco inteligente me escala por falta de opção, o que elimina a terceira opção, meu caro. Mereci estar na foto.com.br, pra além de qualquer dúvida, até porque, reveja a imagem, não sou o mais baixinho do time. Agachado (o segundo a partir da esquerda) está Ivan, grande companheiro que trabalhou comigo nas madrugadas da refinaria da Petrobras em Araucária (PR), hoje aposentado e morando, pelo que sei, em algum lugar de Santa Catarina.
E você, tem medo de fotografia? Diga lá seu nome, meu caro: você verá que isso não tem cheiro, não solta as tiras e não deforma.
The Little and Unknown Ornitorrinco Corporation