SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sonia Fernandes do Nascimento, provo agora que em Curitiba o sotaque é neutro e a pronúncia é escorreita

Não me refiro, apenas, às expressões e gírias que, por óbvio, são típicas de Curitiba: quero, antes, enfatizar é a pronúncia escorreita. 

Veja exemplos. 

1. não falamos leitI, ou pior ainda, leitCHI, mas pronunciamos, de modo escorreito, leiTE, como faz o German.

2. não falamos eISXXcova, mas escova, como deve ser e como faz a Luna.

3. não falamos aHHHHHRRRRRRticuladU porque o certo é aRticuladO, como desde já dizem Luna e German.

É isso. Curitiba é o único lugar do Brasil que não tem sotaque ou, indo direto e reto ao cerne da questão e sendo mais preciso, nosso sotaque é neutrO.

Prometo, com meu sotaque neutro, que estarei no aeroporto às 9 da manhã para buscar você, e pagarei o lazarento do pedágio.  
Sotaque neutrO 1
Sotaque neutrO 2

Nenhum comentário: