SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jesus ou Barrabás ou a Revolta dos Coxinhas

Via face do meu inoxidável amigo Serginho Athayde

Diga pra mim, o que é que a mídia velha não destrói nesse país?

Veja essa meninada, saiu de casa tão animada, contra o aumento das tarifas de ônibus, contra os governos insensíveis e contra a acomodação deles próprios. Os caras descobriram que caminhar em uma esteira não ia levá-los a lugar nenhum, então resolveram sair da academia e caminhar na rua. Juntaram umas frases que foram colecionando no facebook e pronto, tava armada uma das maiores manifestações de rua do Brasil. 

E o que eles leram na vida pra se arvorarem anarquistas? Eu não sei, mas sei que muitos leram o Manifesto do Nada na Terra do Nunca, do grande não-líder sem partido, Lobão. E o que eles querem? Querem protestar, tirar uma foto bacana em meio à multidão e postar no facebook, ali tudo começou, ali tudo termina. Dizem que o Brasil acordou, mas o diabo é que eles é que acordaram agora, às onze da manhã, já com o sol quente.

Enquanto eles dormiam em berços esplêndidos, nas ruas os mendigos eram assassinados e os homossexuais espancados pelos seus vizinhos de bairro. Na periferia, essa mesma polícia que atirou bala de borracha na jornalista do veículo que pediu pra polícia meter bala na garotada, atira com bala de verdade em meninos de 12 anos, atira na nuca, pelas costas. Por que eles nunca se indignaram com isso?

Onde estavam esses patriotas quando o DEM tentava barrar o projeto que instituiu o sistema de cotas nas universidades, que coloriu o ambiente acadêmico colocando pretos, pardos, indígenas e brancos sararás dentro das universidades? Eles não ouviram os seus pais reclamarem contra um projeto de lei que pedia simplesmente que uma empregada doméstica tivesse uma carteira assinada, como qualquer trabalhador? A mesma empregada doméstica que ia desembolsar vinte centavos a mais para pagar o ônibus. A mesma que leva o leitinho com pera no quarto deles, às onze da manhã, depois de votarem dos protestos.

Quer dizer que no momento em que juiz apitou o início da partida no estádio lotado em Brasília, esses coxinhas foram lá dizer que a obra custou caro e que essa grana era pra ser investida em educação? Mas por que diabo esses cabras não pensaram nisso antes do estádio ficar pronto? Onde estavam esses coxinhas? Caminhando numa esteira na academia, ouvindo música americana no seu Ipod e tomando sorvete de casquinha nos shoppings.

Quando eles resolveram respirar o ar das ruas e começaram a gritar palavras de ordem, fora isso, abaixo aquilo, foda-se aquele outro, as famílias que controlam as grandes corporações midiáticas no Brasil não gostaram, como assim essa multidão na rua, por que não avisaram a gente, por que não pediram autorização, por que não nos deram direito de exclusividade.

Aí, escreveram editorias pedindo para a polícia meter o cacete na garotada. A cobra fumou, gás, pimenta e fogo no rabo dos moleques. Mas aí, sabe como é, prenderam, espancaram e atiraram em jornalistas. Aí os oligarcas ficaram contra a polícia. E perceberam que a multidão de filisteus que caminhava na rua não tinha direção, não tinha líderes e não tinham partido. A mídia corporativa brasileira é um partido político sem votos, perde eleições desde 2003. Viram, então, nas ruas, neguinho fazendo ficha de filiação de graça.

Do alto dos edifícios, a Globo agora comanda as manifestações, avisa dia e horário e diz que tem que ser tudo na paz, nada de vandalismo, mas só mostram as chamas. Agora, enfiou goela abaixo um lance chamado PEC 37, já é a pauta da garotada, permitir que o ministério público investigue. Onde estavam esses coxinhas quando o ministério público se recusou a investigar as investidas de Daniel Dantas e as relações tenebrosas de cachoeira com Demóstenes? O Ministério público é um órgão de investigação seletivo, seus coxinhas.

Então são esses aí que estão nas ruas, impedindo que o trabalhador chegue em casa depois de uma dia cansativo de trabalho e desfrute do conforto dos móveis que comprou nas Casas Bahia, no seu apartamento novo do Minha Casa Minha Vida, essa multidão sem partido e sem líderes é que são os filhos da revolução, os tais burgueses sem religião, o futuro da nação?

Sentindo que a caminhada cívica está se tornando uma aula de educação moral e cívica a céu aberto, com moleques enrolados em bandeiras, cantando o hino, rasgando bandeiras de partidos, espancando militantes e pedindo o impeachment da Dilma, o Movimento Passe Livre diz que está fora dos protestos. Os caras do MPL fizeram como o grande Leão da Montanha: saída pela esquerda!

Meu medo é quando Pilatos chegar à varanda e perguntar para a multidão sem líderes e sem partido: Jesus ou Barrabás?

Lelê Teles

Um comentário:

Cassio Tonsig disse...

puscôco !