SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Beto Richa continua espancando os trabalhadores da educação

Copiei do FB de Janaina AS Teboul

(O título acima é de minha responsabilidade)


"Aos Pais de Aluno(s) (ou Responsável(is)), alunos e a quem tiver interesse", já que tenho recebido mts msgs com dúvidas sobre a situação atual da distribuição das aulas, se vou continuar nos mesmos colégios...
Para começar a escrever esse desabafo, tive de pensar em como começá-lo, pois, são tantos, tantos, tantos os absurdos que vi dos relatos dos meus colegas professores QPM (concursados), que ficou difícil escolher o que comentar primeiro!
Eu estou h o r r o r i z a d a!!!!!!!
O que antes era uma distribuição normal de aulas, onde durava poucas horas para reorganizar cada professor com o(s) seu(s) colégio(s), (no máximo 3 colégios, que já são muitos) e suas turmas, esse ano transformou-se isso em um grande caos!
U m a  b a g u n ç a!!!!!!
Os professores chegaram às 07h30 e ficaram na fila horas e horas, sem poder almoçar, sem poder descansar, passando agonias cada vez que o sistema travava e recomeçavam tudo de novo. Teve professoras grávidas que passaram mt mal. Só sei que até de madrugada tinha professores nos colégios aguardando suas aulas (No meu whats hj, vi que às 05h00 (madrugada) ainda tinha professores nos colégios, outros até desistiram e foram embora por terem passado mal. E o pessoal que atendiam os professores nos NREs também foram punidos, pois nem podiam piscar, tomar um ar. (Quão desumano isso!)
Para não escrever um livro, vou ser mais direta sobre o que está acontecendo:
* Alguns professores estão com aulas distribuídas em até 7 colégios!!!! 7 colégios!!!! 7 colégios!!!!! 
* Muitos professores tiveram de tomar aulas de outras disciplinas.
Por ex: Profº de História tomou aulas de Matemática; Profª de Matemática tomou aulas de Biologia; Profª de Português tomou aulas de Artes...
* Diminuiram 2 aulas de hora - atividade, o que fez resultar nessa bagunça toda. E agora será mais difícil, pois teremos mais trabalhos dos colégios para fazer em casa, como corrigir provas, elaborar aulas, preencher livros... O que diminui a qualidade do ensino, pois o professor também precisa cuidar da sua família, ter seus momentos de descanso...
* Muitos professores em licença por tratamento de saúde (inclusive tratamento quimioterápico), tiveram de voltar e ainda tomar aulas em mais de 4 colégios e um longe do outro. 
* Muitos colégios tiveram turmas fechadas, ou seja, se a sala de aula já era lotada de alunos, agora estará pior que estar no ônibus Inter II em horário de pico. Nem vai ser possível andar na sala sardinha.
* E se caso alguém pensar que o professor deveria ficar com poucas aulas, saiba que nós professores precisamos de no mínimo 37, 38, 39 ou 40 aulas para ter um salário adequado para poder pagar nossas contas (luz, água, IPTU, IPVA, outros impostos, comida, remédios, combustível, roupas, calçados, folhas de sulfites para as provas, listas de exercícios, trabalhos dos alunos...etc... (pois os colégios não têm condição de fornecer materiais para o preparo de aulas, tinta para a impressora...) E termos um pouco de lazer, pois também somos humanos!
* Dizem: - Ahhh, mas o professor tem que leccionar por amor! Sim claro, por isso estamos nessa luta, por amar nossa disciplina de escolha, por amar ensinar, por amar preparar um ser para vida! E poder tirar nosso sustento disso! Já que ninguém vive só de amor!!!! É mais do que justo nossos direitos de trabalhador. Nós estudamos para isso, fazemos cursos de atualização, especialização... Nosso diploma não caiu do céu.
* E estou muito preocupada, pois se já está difícil para os professores QPM (concursados), imagine para quem é PSS (contrato temporário, tendo que ser renovado a cada ano, este ano serão a cada 6 meses) como eu, nem sei mais se esse ano vou conseguir aulas. Eu só pude fazer o concurso de 2013 e não passei. (Só tinha 1 vaga para matemática em Curitiba). Desde 2008 que trabalho como professora no estado, nunca fiquei sem aulas.
* É claro que já estou enviando currículos para colégios particulares, tentando ver emprego em outras áreas. E continuo aguardando a minha vez de ser chamada para conseguir aulas novamente no estado.
* Mas, além dos nós professores estarmos sendo punidos com toda essa bagunça que o nosso governador faz gosto, eu fico pensando em como será a qualidade do ensino público nesse caos... Muito triste isso...
Profª Janaina A S Teboul

Nenhum comentário: