SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Que deus me perdoe, ó, estou cagado em cristo!

Eu visito Sem Deus no Coração todos os dias
(que deus me perdoe, ó, estou cagado!)
Pois é, né? Como não invejar os cristãos, que têm uma moral sólida e indubitável sobre tudo? Vou dar alguns exemplos.

Aborto
430 DC: Santo Agostinho afirma que é permitido o aborto antes da alma ser implantada no corpo, até 40 dias depois da concepção para homens, e até 80 dias depois da concepção para mulheres (???).
1558: Papa Sisto V revoga a posição de Santo Agostinho e condena o aborto em todos os casos.
1591: Gregório XIV retorna à posição agostiniana.
1679: Inocêncio XI novamente proíbe o aborto em todos os casos
(etc etc etc - Fonte)
Ainda hoje há grupos cristãos favoráveis à legalização do aborto, como por exemplo o Católicas pelo direito de decidir e, quem diria, a Igreja Universal do Reino de Deus.

Homossexualidade 
No século VII, seis conselhos da Igreja recusam-se a aceitar legislação do governo que proibia atos homossexuais (fonte e fonte original).
A posição dos católicos e da maioria dos evangélicos todo mundo já conhece, mas tem também a Igreja Cristã Contemporânea, que tem pastores gays e celebra casamentos homossexuais. Recentemente apareceram notícias sobre um possível cisma na Igreja Anglicana por conta da divergência de diversas autoridades da igreja sobre a homossexualidade.

Pena de morte 
Aqui há uma defesa de militares cristãos a favor. Aqui há uma longa discussão de cristãos, alguns contra e outros a favor - chegam a defender pena de morte até para hereges e apóstatas. Como nós. Ui.
Aqui há uma defesa bíblica de pena de morte para homossexuais. Aparentemente, Jesus estava errado ao livrar a adúltera do apedrejamento.

Aprenderam como é ter uma moral objetiva, sólida, que não deixa sombra de dúvidas? Ateus nunca vão chegar perto disso. E talvez nem queiram.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não refutou, apenas usou do sarcasmo típico de alguns ateus. Eu, que tenho 16 anos, consigo entender o argumento perfeitamente.

Em resumo, ele disse: Se Deus existe, temos boas bases para poder realizar algum julgamento moral, se Deus não existe, não temos.

Em nenhum momento ele afirmou que um ou outro julgamento são corretos, ele apenas quis dizer que independente da opinião de nós seres humanos temos, um atitude é considerada certa ou errada.

PAULO R. CEQUINEL disse...

Querido anônimo:

Religiões são edifícios construídos sob bases tão risíveis que aos ateus e aos que são capazes de pensar - coisa que gente de fé é incapaz de fazer - o esculacho e a galhofa são necessários posto que, sempre, discutir racionalmente com vocês é impossível.
Aos 16, ou aos 60, no meu caso, o que nos diferencia, anônimo cristão, são duas coisas.
Uma, eu me identifico e pago o preço por minhas opiniões, coisa que você desde cedo (16 anos!) se borra de medo de fazer.
Outra, definitiva, é que se você precisa de um deus inexistente (e do seu livrão inútil, a bíblia) para realizar julgamentos morais, ou para construir padrões morais, bem, você tem um problema: você precisa é de polícia, guri.