SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Noite celebrativa: 40 anos da Carta de Dom Pedro Casaldáliga

Eu visito Terra Brasilis todos os dias

Nota d'Ornitorrinco: eu tinha acabado de postar texto que copiei lá dos Nossos Tons quando descubro esta postagem sobre um sujeito que admiro desde sempre. Ao lado de figuras como Paulo Evaristo Arns, Helder Câmara e do Pastor Jaime Wright, esses homens de fé ousaram afrontar a ditadura militar. Hoje, graças ao trabalho eficiente iniciado pelo Polacão Voador, o papa João Paulo II, a Santa Madre e Hipócrita Igreja Católica produz lideranças que, ao fim e ao cabo, são apenas melancólicos e intolerantes fiscais do fiofó alheio, como o patifão Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, por exemplo. Esta é minha homenagem de ateu àqueles que viveram e praticaram, com riscos pessoais, a verdadeira tolerância.  


GUERRILHEIROS VIRTU@IS participaram das homenagens ao 40º aniversário da Carta Pastoral de Pedro Casaldáliga. Segundo o Centro Burnier:

Há 40 anos, no dia 10 de outubro de 1971, um padre prestes a ser bispo pensou no que poderia apresentar na cerimônia de posse, realizada dia 23 do mesmo mês do mesmo ano, que fosse transformador.

Era Dom Pedro Casaldáliga, ainda aos 43 anos, que, pelo trabalho em favor dos direitos humanos e pelo direito a terra, hoje tem projeção internacional.

Resolveu aquele padre apresentar uma carta que desse conta de localizar geopoliticamente a região onde milita; mostrar como as coisas funcionam nos rincões do país, quem manda, quem é mandado; de retratar o homem do campo, esse ser forte, explorado; que denunciasse o latifúndio, o trabalho escravo; que tirasse esses problemas da invisibilidade.

A carta “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, apresentada por ele, não só expõe esse cenário, como também conclama a igreja a sair de sua centralidade eurocêntrica e atuar nesses rincões, contra tais mazelas e outras.

Foi a primeira vez que se falou claramente em latifúndio, em trabalho escravo, em pistolagem.

Para além disso, trata-se de um documento muito bem escrito, com beleza literária e rigor de informações sociológicas. Leia aqui.


GUERRILHEIROS VIRTU@IS: Poema e música de Dom Pedro:

TROVAS AO CRISTO LIBERTADOR
Pedro Casaldáliga

Olhar ressucitado, todo o teu corpo
acompanhando a marcha lenta do povo.

Todo tu debruçado, como um caminho,
traçando em tua Carne nosso destino.

No azul do Araguaia os roxos medos,
no sol de tua glória nossos direitos.
Sangue vivo no verde das índias matas,
faixas gritando viva a Esperança!

Viva a esperança! Viva a esperança!

Procissão de oprimidos, rezando as lutas,
e Tu, Círio de Páscoa, flor de aleluias.
Páscoa nossa imolada, em Ti enxertamos,
como tu perseguidos, por Ti triunfamos.
Libertador, vencido, vencendo tudo.
Companheiro dos pobres, donos do mundo.

Viva a esperança! Viva a esperança!

Guerrilheiro do Reino, maior guerrilha.
Tua cruz empunhamos em prol da vida.
Nossos mortos retornam, com nossos passos
em teu Corpo vivente, ressuscitados.
Em Ti, cabeça nossa, Libertador,
libertos, libertando, erguemo-nos.

GUERRILHEIROS VIRTU@IS: Dom Pedro Casaldáliga mandou mensagem especial para o evento, com sua firmeza de idéias, com seu inquebrantável espirito de lutas que emocionou os presentes ao mesmo tempo que reforçou o espírito de luta de todas e todos na direção de uma sociedade mais justa!

Assistam este belo depoimento  de Fé e de Luta


Fotos de Dom Pedro Casaldáliga - Centro Burnier
Fotos do evento: Suzana Settineri

Nenhum comentário: