SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O maravilhoso Mundo Tutelar: tudo o que é aparentemente sólido desmancha no ar

Atualização, 17:45 horas: um pássaro algo boquirroto pousou em minha janela e me contou que o Ministério Público da Comarca impugnou as eleições dos novos membros do Conselho Tutelar, previstas para domingo. Não conheço as razões que fundamentam tão drástica decisão mas, comendo minhas goiabinhas regulamentares, arrisco os ingredientes: 12,8 toneladas de incompetência, 15,2 m³ de cagaço da sociedade organizada, 145,9 metros de arrogância. Misture de forma desleixada e pronto, o MP manda tudo pro lixão. Orgânico, é claro.

----------xxxxxxxxxx----------

O Ornitorrinco Gramatical informa: desde que, é claro, ninguém esteja a fazer merda, eis o maravilhoso mundo contido na palavra tutelar. Apreciem, internautas e internautos, enquanto é tempo.

Significado de Tutelar
Adjetivo. Relativo a tutela. Que tem alguém sob sua tutela ou proteção. Protetor. Anjo tutelar, anjo da guarda.
Sinônimo de Tutelar
Defender, proteger e tutorar
Separação das sílabas de Tutelar
Tu-te-lar
Frase com a palavra tutelar

A autoridade é necessária para tutelar a liberdade de cada um contra a invasão de todos, e a liberdade de todos contra os atentados de cada um. (Cesare Cantú)
Exemplo com a palavra tutelar na imprensa
Segundo um conselheiro tutelar, meninos e meninas de famílias pobres do município eram arregimentados pela quadrilha e trabalhavam em uma casa alugada usada para a prostituição. Eram incentivados a consumir bebidas alcoólicas, maconha e loló (mistura de éter e perfume). Folha de São Paulo, 25/09/2009
Outras informações sobre a palavra Tutelar
Possui 7 letras
Possui as vogais: a e u
Possui as consoantes: l r t 
A palavra Tutelar escrita ao contrário raletut
Conjugação do verbo Tutelar

Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: tutelar
Gerúndio: tutelando
Particípio Passado: tutelado
Indicativo

Presente do Indicativo
eu tutelo
tu tutelas
ele tutela
nós tutelamos
vós tutelais
eles tutelam
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu tutelava
tu tutelavas
ele tutelava
nós tutelávamos
vós tuteláveis
eles tutelavam
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu tutelei
tu tutelaste
ele tutelou
nós tutelamos
vós tutelastes
eles tutelaram
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu tutelara
tu tutelaras
ele tutelara
nós tuteláramos
vós tuteláreis
eles tutelaram
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu tutelaria
tu tutelarias
ele tutelaria
nós tutelaríamos
vós tutelaríeis
eles tutelariam
Futuro do Presente do Indicativo
eu tutelarei
tu tutelarás
ele tutelará
nós tutelaremos
vós tutelareis
eles tutelarão
Subjuntivo

Presente do Subjuntivo
que eu tutele
que tu tuteles
que ele tutele
que nós tutelemos
que vós tuteleis
que eles tutelem
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu tutelasse
se tu tutelasses
se ele tutelasse
se nós tutelássemos
se vós tutelásseis
se eles tutelassem
Futuro do Subjuntivo
quando eu tutelar
quando tu tutelares
quando ele tutelar
quando nós tutelarmos
quando vós tutelardes
quando eles tutelarem
Imperativo

Imperativo Afirmativo
tutela tu
tutele ele
tutelemos nós
tutelai vós
tutelem eles
Imperativo Negativo
não tuteles tu
não tutele ele
não tutelemos nós
não tuteleis vós
não tutelem eles
Infinitivo

Infinitivo Pessoal
por tutelar eu
por tutelares tu
por tutelar ele
por tutelarmos nós
por tutelardes vós
por tutelarem eles
Rimas com Tutelar
esmagar, meditar, pelejar, guardar, agradar, manejar, refutar, avistar, farejar, esfolar, aceitar, colocar, ordenar, cogitar, arrumar, ressoar, duvidar, plantar
Dúvidas sobre Tutelar?
Sunday, Bloody Sunday (MP on electric guitar, MP on drums, MP on bass guitar, MP on reco-reco)

Nenhum comentário: