SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

E você, tem medo do câncer?

Minha maninha Marilice me deu esta dica. Garanto que ela sabe do que fala.
-----xxxxx-----
Copiei de Daqui Pra Frente

Vocês sabiam que ainda hoje um dos maiores desafios para mudarmos a realidade do câncer no Brasil é quebrarmos o preconceito e o medo que as pessoas ainda têm da doença??
Acreditem, independente de classe social ainda existem pessoas que tem medo até mesmo de pronunciar a palavra câncer!
Eu mesma tenho pessoas na minha família que já me perguntaram como eu tenho coragem de “trabalhar com isso!?”.
Acho que todos vocês concordam comigo e devem conhecer muitas historias parecidas com essa, não?
Agora, vamos pensar, se até para falar a palavra é difícil, imaginem para se cuidar… Sim, isso é muito sério e difícil, pois essas pessoas acabam não fazendo exames e não indo a médicos. Ou seja, perdem a chance de descobrirem o câncer precocemente, ainda bem pequenininho.
O preconceito também faz as pessoas se afastem daquelas que estão enfrentando a doença. Também conheço maridos que abandonaram suas esposas após o diagnostico de câncer de mama e amigos que sumiram ao invés de se aproximarem. Ao tentar entender essa atitude o que ouço é: “mas tenho medo de não saber o que falar ou fazer… E tenho vontade de chorar, afinal ela vai morrer, não é? E acho que a pessoa deve querer ficar sozinha.”.
Vejam só quanta desinformação!
Vamos quebrar esses mitos e ficar bem informados?
Atenção:
1. Não é verdade que todo mundo que tem câncer vai morrer.
2. Quem tem câncer não quer ficar sozinho o tempo todo.
3. Não há problema nenhum em chorar na frente de quem tem câncer. Mas claro que não o tempo todo.
Isso significa que você se importa com a pessoa e está, entre outras coisas, com medo de perdê-la.
4. Ficar perto de quem tem câncer não vai deixá-lo com câncer também.
5. O apoio e presença de amigos faz muita diferença para quem está enfrentando o câncer.
6. É claro que o câncer assusta, mas isso não pode interferir na forma como nos cuidamos e nos comportamos na vida.
Por tudo isso: Informe-se e diga não ao preconceito!

Nenhum comentário: