SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ninguém viu?

Lambido do Blog do Mirgon


Não sou daqueles que acha que a política, para ser qualificada, precisa ser feita de forma amena. Algumas vezes a polarização e o tensionamento de posições são o único caminho, devido à natureza das candidaturas colocadas.
O que não é admissível, de forma alguma, é a mentira, a alimentação do ódio e o desrespeito à história dos oponentes e da própria população do país, histórias muitas vezes de muita dor e sofrimento.
Em seu primeiro programa de TV no segundo turno, Serra é mostrado na luta pelas Diretas Já. Antes disso, a narradora afirma: “Serra se opôs à ditadura e por isso precisou viver no exílio. E Dilma? Ninguém sabe, ninguém viu…”.
Quando ouvi o programa de Serra, pela primeira vez nesta eleição eu senti repugnância por alguém. Quando ouço “Serra precisou viver no exílio. E Dilma? Ninguém sabe, ninguém viu…”, lembro de tantos e tantas Dilmas que tombaram combatendo corajosamente a ditadura, enquanto Serra vivia em segurança e confortavelmente no Chile, com uma bela mesada que recebia como asilado, pacientemente esperando que as centenas de Dilmas que desafiavam o regime conquistassem a abertura política no Brasil.
Não há demérito algum na opção de Serra em não confrontar diretamente o regime e optar pelo asilo. O que é profundamente desrespeitoso em Serra é perguntar onde estava Dilma nesse período. Dilma optou em permanecer em solo brasileiro, confrontando diretamente o regime. Enquanto Serra casava e tinha duas filhas no Chile, no conforto de sua nova vida, Dilma era torturada das piores maneiras possíveis nos porões e masmorras da ditadura militar. Dilma niguém sabe, ninguém viu, porque estava amarrada, amordaçada, levando todo tipo de choque, pancada, tortura física e mental.
Serra estava no exílio. E Dilma? Ninguém sabe, ninguém viu… E os milhares de estudantes que desapareceram misteriosamente por contestar o regime? Ninguém sabe, ninguém viu… E as milhares de mães que por anos percorreram todas as delegacias e órgãos da repressão atrás de seus filhos e que até hoje esperam por seus corpos ou pelo menos informação de seus destinos? Ninguém sabe, ninguém viu… E os torturados, mutilados, enloquecidos, esquecidos, desaparecidos, engolidos pela tirania, violência e barbárie do regime militar? Estes, ninguém sabe ninguém viu… Mas José Serra estava no exílio… Este, segundo ele mesmo, foi quem combateu a ditadura…
Serra voltou ao Brasil durante as Diretas Já, quando o regime estava enfraquecido, já não oferecia grandes riscos e a abertura total e o retorno da democracia era algo já irrevogável. Serra voltou ao Brasil para aparecer nas “fotos da vitória”. Mas os verdadeiros anos de chumbo foram combatidos por milhares de Dilmas, muitos inclusive, que jamais viram chegar o momento das “fotos da vitória”, sequer tiveram a oportunidade de dizer adeus às suas famílias, ou a chance de construir uma família. Esses são aqueles que ninguém sabe, ninguém viu…
Serra não consegue sequer respeitar a história do Brasil em seu período mais doloroso, respeitará o que, como presidente do Brasil?
E fora isso tudo, fora a falta de respeito, fora as mentiras, fora a deformação da história, fora toda a difamação contra Dilma, o que mesmo Serra apresenta como políticas que realmente façam o Brasil avançar mais e melhor do que com Lula e Dilma? Isso sim, ninguém sabe, ninguém viu…

O Ornitorrinco pede a palavra para dizer, de novo, com completa e meridiana clareza que serra é um CALHORDA, um PATIFE, um PULHA.
E quem não gostar do meu jeitão que se mande mesmo daqui. O ORNITORRINCO é sujo, é fedido mas  joga limpo, não fica fingindo-se educado e boa praça diante dessa sujeirada toda. 
Essa falsificação cometida contra Dilma, mulher de fibra e coragem que foi barbaramente torturada pelos milicos da ditadura militar, transforma José Serra em lixo abjeto da história. Eu não aceito isso. Filho da puta nenhum pode falar isso sem que eu faça de conta que não ouvi. Filho da puta nenhum, eu repito. Não gostou, madame, ficou escandalizado, burguesão cagão? Pois saiam já daqui!  

Nenhum comentário: