SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Minha família e o SUS

Eu e Sônia fomos ontem ao US Ipiranga, aqui no Capão Raso. 
Excelente atendimento, servidores educados e atentos, ambiente de completa limpeza, organização muito boa, equipamentos em muito bom estado. 
Tomamos a vacina anti-gripe e a enfermeira perguntou se eu era o marido "daquela mocinha", referindo-se a Sonia Nascimento, que teve que mostrar documento para provar que já podia tomar a vacina!
Demoramos uns 45 minutos, entre atendimento inicial, cadastramento (que não tínhamos) e a aplicação da vacina.
Informaram que virá um Agente de Saúde aqui em casa e, já na próxima semana, German, o neto inoxidável, que está cadastrado numa US do Uberaba e precisa ser "transferido" pra cá, iniciará tratamento odontológico.
O SUS, formalizado em 1988, tem ainda muito problemas e um deles é igualzinho aos "perfeitos planos de saúde de merda": especialistas são poucos e marcar audiência, ops, consulta, com essa gente superior é um exercício de paciência.
Vou repetir: nosso SUS tem muitos problemas e gargalos. Mas o Brasil é o único país com este tamanho a ter um sistema público de saúde universal, gratuito e incondicional, e tanto, que 97% de TODOS os procedimentos relacionados ao tratamento de câncer (cirurgias, radio e quimioterapia, dentre outros) SÃO FEITOS NO SUS!!!
Tá ruim aqui? Vai pros EUA, seu bosta, mas nem pense em ficar doente. Lá, na terra perfeita, se você não tiver seguro-saúde, fodeu-se, nem na fila você fica, nem as vacina básicas e gratuitas e massivamente aplicadas aqui no Brasil eles têm, se você não pagar no ato, fodeu-se.

Um comentário:

Cora disse...

post certeiro.

é o que eu sempre digo pra quem só reclama. os planos de saúde não são nada diferentes e os procedimentos de alta complexidade são todos feitos majoritariamente pelo sus. até por quem pagou plano de saúde a vida inteira. na hora que você precisa, eles te empurram pro sus.

outro dia uns colegas do trabalho estavam reclamando dos impostos #coxinhafeelings. aí eu disse que os impostos servem pra fornecer medicamentos caros a pacientes com problemas graves, incluindo leite e fórmulas especiais (e caras) para crianças com alergias. aí o cara que começou reclamando, tinha diversos casos de familiares e conhecidos que precisaram de um atendimento assim. na minha família eu nunca tive ninguém que precisasse desse tipo de assistência especializada. foi só aí que ele percebeu que usufruía, SIM, dos impostos que pagava. é claro que temos zilhões de problemas aqui, mas essa defesa besta (e radical) de estado mínimo só faz quem não tem a menor noção do que isso significa.