SOBRE O BLOGUEIRO

Minha foto
Antonina, Litoral do Paraná, Palestine
Petroleiro aposentado e petista no exílio, usuário dos óculos de pangloss, da gloriosa pomada belladona, da emulsão scott e das pílulas do doutor ross, considero o suflê de chuchu apenas vã tentativa de assar o ar e, erguido em retumbante sucesso físico, descobri que uma batata distraída não passa de um tubérculo desatento. Entre sinos bimbalhantes, pássaros pipilantes, vereadores esotéricos, profetas do passado e áulicos feitos na china, persigo o consenso alegórico e meus dias escorrem em relativo sossego. Comendo minhas goiabinhas regulamentares, busco a tranqüilidade siamesa e quero ser presidente por um dia para assim entender as aflições das camadas menos favorecidas pelas propinas democráticas.

domingo, 13 de março de 2011

Eu acredito em Tashima, o deus que controla Namazu, o Grande Bagrão Ensaboado

Eu visito Urublues todos os dias,
e vale a pena,
ainda que ele escreva pouco


  
A grande onda sobre Kanagawa
Tashima controlando Namazu

Leio no Urublues, blog do antoninense Jeff Picanço, de onde importei as belas gravuras que reproduzo, postagem pra lá de interessante sobre terremotos, deuses inúteis, bagres ensaboados, tsunamis e coisas assim.

Descubro que, na mitologia japonesa, Tashima é um deus que tem a tarefa precípua de manter sob controle um certo Namazu, imenso bagrão ensaboado que vive no interior da terra. Quando Tashima tem sua atenção desviada pelos malfeitos, pecados e cagadas que nós cometemos, ó, o bagrão safado e comunista se aproveita, agita-se sem controle e provoca os terremotos, os tsunamis, epidemias de unhas encravadas e os deslizamentos havidos aqui em Antonina, frauda licitações e, é claro, a merda toda no Japão.

Tashima é bem safadinho, como são sempre safados os deuses todos. Nunca cumprem as funções para as quais foram criados, mas, ó, imediatamente seus intermediários transferem a culpa todas para os estagiários, isto é, para nós todos.  

De todo modo, gosto deste deusinho inepto e respeito mesmo sua evidente condição de mera e inútil invenção humana, e tanto, que talvez nesta semana eu venha a fundar a Igreja Universal do Bagrão Ensaboado, com sede mundial em Antonina, aqui em minha casa, o que me permitirá não pagar IPTU e outros impostos. É claro, passarei a sacolinha, agora em forma de rede de pesca, e os fiéis poderão ver sua grana sendo tomada, e eles erguerão as mãos e constatarão os milagres urgentes e as curas, e as porcarias todas que só uma igreja estabelecida é capaz de oferecer, incluindo resolver o rombo do cheque especial do pastorzão.  

Digo essas coisas todas porque havendo milhares de homens, mulheres e crianças desabrigados no litoral do Paraná, a maioria alojada hoje em igrejas e templos, penso que o nosso deus ocidental, cristão e anticomunista, o tal que criou tudo em seis dias - a luz e mesmo os vereadores e as duplas sertanejas - e, no sétimo, saiu irresponsavelmente para descansar, e não tendo o jaguara saído da cama até a presente data, bem que ele poderia articular-se com seus supostos intermediários, os padrecos e pastores de diferentes extrações e, envolto em fumacê, brilhos e alguns trovões dignos de contra-regra de peça encenada em escola, apareceria para desculpar-se por sua evidente e criminosa omissão, vez que permite que seus mais sinceros e incondicionais fiéis sofram de forma indizível.

É claro, deus nenhum virá, primeiro por não existir e, segundo porque, se existisse, sendo assim tão constrangedoramente insensível seria recebido no mínimo com estrondosas vaias e seus fiéis lhe dariam um merecido corridão, e lhe diriam, com completa razão, que pagaram sempre a porra do dízimo mas suas casas desabaram, putaquiospariu!

Por oportuno, os cultos da nossa Igreja Universal do Bagrão Ensaboado acontecem todos os dias, a partir das 13 horas e, desde que você ao entrar coloque na sacolinha abençoada pelo menos uns cinquentão, os seguintes milagres ocorrerão: seu imposto de renda cairá pela metade e seu salário dobrará, o seu  Atlético Paranaense manter-se-á na primeira divisão do campeonato paranaense, que do brasileiro não podemos garantir coisa alguma e, ó, glória aleluia, Tashima e Namazu obrarão e o movimento gospel-gosmento e as duplas sertanejas serão transferidos para a Sibéria, e seus praticantes andarão de chinelo e cantarão meteoro da paixão ao deus das estepes.  

Mitologias e religiões são, ao fim e ao cabo, mera adoração irracional dirigida a deuses ineptos e notórios e finórios bagres ensaboados.

Glória e aleluia a Tashima e Namazu!

Um comentário:

jeff picanco disse...

Aleluia, irmão!

os bagrinhos (ensaboados ou não) dão longa vida a Tashima.
Temos que pesquisar agora os Deuses que provocam os vazamentos radioativos...
abraços!